Inscrições abertas para bolsas da Fundação Ford

Por: GIFE| Notícias| 09/04/2007

Estão abertas as inscrições para a Seleção Brasil 2007 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Programa – IFP). A iniciativa oferece 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para o aperfeiçoamento acadêmico de líderes em questões relacionadas à justiça e igualdade social.

As oportunidades são para cursos no Brasil e no exterior. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 21 de maio de 2007.

Podem participar do programa profissionais com potenciais de liderança em seus campos de atuação, que pretendem prosseguir seus estudos superiores para promover o desenvolvimento de seus países. O Programa é implementado em diversos países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia – locais onde a Fundação Ford atua.

No Brasil, a iniciativa, além de estar atenta à igualdade de gênero, destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, originárias das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.

A bolsa exige dedicação exclusiva aos estudos, sendo incompatível com atividade remunerada, aceitando-se exceção apenas para atividades acadêmicas relacionadas ao projeto de dissertação ou tese, em situações específicas e mediante aprovação prévia.

Além da bolsa de estudos, o programa oferece diversos apoios aos selecionados. Para aqueles que ainda não estão matriculados na pós-graduação, a iniciativa pode oferecer assistência para a inscrição no processo de seleção. E mais, quando necessário, o programa apóia a participação dos bolsistas em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto. Há auxílios também para a constituição de rede de bolsistas internacionais e de ex-bolsistas.

Processo Seletivo

Os candidatos interessados em participar do IFP 2007 devem acessar o site oficial do programa e fazer um download do Caderno de Instruções para Candidatura 2007, para conhecer todas as regras do processo seletivo. Em seguida, o candidato deve fazer um download do Formulário para Candidatura 2007, preenche-lo cuidadosamente e envia-lo, em duas cópias, exclusivamente por correio, à sede da Fundação Carlos Chagas, no seguinte endereço:

Fundação Carlos Chagas Programa bolsa
Av. Prof. Francisco Morato, 1565
Jd. Guedala- São Paulo/SP
CEP : 05513-900

Junto ao Formulário de Candidatura devem estar anexados o pré-projeto de dissertação ou tese (com, no máximo, dez laudas), o curriculum vitae (no formato que consta no Caderno de Instruções para Candidatura) e o comprovante de atuação em programas, trabalhos ou atividades comunitárias, voluntárias ou militantes.

Além disso, é exigido cópias do histórico escolar da graduação, da carteira de identidade, da certidão de nascimento e da declaração do imposto de renda e duas fotos coloridas, em formato de passaporte, datadas e identificadas com o nome do candidato no verso. É preciso enviar, ainda, cartas de recomendação de um professor e de um profissional.

Os candidatos à bolsa de doutorado devem incluir também uma cópia da dissertação de mestrado, duas cópias do diploma ou certificado de conclusão do mestrado, duas cópias do histórico escolar do mestrado, duas cópias da inscrição no doutorado – caso já esteja inscrito – e duas cópias do curriculum vitae do orientador – caso já tenha escolhido.

A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento. A comissão nacional fará a indicação para o ingresso do candidato no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão final será tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova Iorque (EUA).

Os bolsistas são selecionados com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Os selecionados poderão cursar programas de mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento, desde que relacionada aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e, ainda, promover o desenvolvimento humano.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.programabolsa.org.br, pelo email [email protected] ou com a Fundação Carlos Chagas pelo telefone (11) 3722-4404.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional