Inscrições abertas para concurso de vídeos de 1 minuto em defesa da igualdade de gênero

Por: GIFE| Editais| 04/07/2016

“Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?” Essa é pergunta-tema lançada pelas Nações Unidas para o “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”.

O objetivo da iniciativa é celebrar o direito de todas e todos a uma vida plena e com dignidade – sem discriminações de gênero, raça, etnia e orientação sexual. A ação busca também estimular papeis sociais que empoderem as mulheres e meninas: nas escolas, na vida profissional, na política, nos esportes, entre outros.

A iniciativa faz parte da ação regional O Valente não é Violento, vinculada à campanha do secretário-geral das Nações Unidas “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que visa estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Para participar do concurso, é preciso ser estudante do Ensino Médio ou profissional da área de audiovisual. Os vídeos devem ter a duração máxima de 1 minuto e podem ser realizados nos mais diferentes formatos: minidocumentário, ficção, animação, sequência de fotos, textos ou desenhos, matéria jornalística, entre outros.

Será escolhido pela Comissão Julgadora um vídeo vencedor para a Categoria Amadora e um vídeo vencedor para a Categoria Profissional, além de um vídeo na Categoria Amadora pelo Júri Popular, que premiará a obra mais votada pela internet. Entre os critérios de avaliação estão: adequação aos objetivos do tema; contribuição para o fomento e discussão do tema proposto; originalidade; e criatividade.

Os vencedores terão seu vídeo exibido por canais da ONU Brasil durante os ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’, celebrados mundialmente de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Os interessados em participar podem acessar o regulamento e fazer a sua inscrição até o dia 30 de setembro. Outras informações pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional