Inscrições abertas para edital do Instituto Rio

Por: GIFE| Editais| 10/11/2014

O Instituto Rio acaba de lançar um edital para selecionar projetos que promovam o fortalecimento de iniciativas de entidades e grupos da sociedade integrados à rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste, no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e os interessados em participar deverão enviar suas propostas até 11 de janeiro de 2015.

Tanto instituições e grupos que já foram apoiadas anteriormente, como outras organizações sociais que atuam na Zona Oeste do Rio do Janeiro podem participar da seleção. O Instituto Rio doará, por meio do Fundo Vera Pacheco Jordão, até R$ 240 mil para contribuir com a viabilização dos projetos.

A ideia do processo seletivo é apoiar a execução de projetos e iniciativas que promovam o desenvolvimento social do território para que as comunidades e os públicos atendidos sejam capazes de suprir as suas necessidades imediatas, descobrir e despertar vocações locais, desenvolver potencialidades específicas e fomentar o intercâmbio, a criação de parcerias e redes formais e informais com entidades do setor público, da sociedade civil e da iniciativa privada.

As organizações apoiadas serão nomeadas como polos da Universidade Comunitária e deverão executar projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais, assim como para o fortalecimento das organizações e grupos de base comunitária da sociedade civil que integram a Rede Instituto Rio.

No total, até 12 propostas poderão ser selecionadas para receber o apoio financeiro do Instituto Rio. Cada projeto receberá o incentivo de R$ 20 mil e terá o prazo máximo de 12 meses para execução.

Os projetos inscritos devem prever a realização de atividades de formação e comunicação, como oficinas, seminários, conferências, capacitações. Essas iniciativas deverão atender as comunidades locais de atuação e a Rede do Instituto Rio.

As propostas podem abranger públicos e temas diversos, de ações afirmativas à economia criativa e solidária; arte e cultura à
geração de trabalho e renda; direitos humanos, justiça social e cidadania à direitos sexuais e reprodutivos.

“O foco desse edital é, basicamente, valorizar iniciativas que busquem transformar a realidade das pessoas envolvidas, além de garantir os direitos humanos e favorecer as dinâmicas de justiça social”, explica Graciela Hopstein, diretora executiva do Instituto Rio.

As entidades interessadas em concorrer ao edital devem preencher o formulário de inscrição e enviá-lo junto com a documentação solicitada para o e-mail [email protected], até o dia 11 de janeiro de 2015.

O edital e o formulário de inscrição podem ser acessados no site do Instituto Rio.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional