Inscrições abertas para o 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Por: GIFE| Editais| 22/05/2017

Até 28 de maio, professores de arte poderão se inscrever no 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã, uma iniciativa do Instituto Arte na Escola – mantido pela Fundação Iochpe – em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil e com o Banco Bradesco. A premiação, que é realizada desde o ano 2000, tem como principal objetivo identificar, reconhecer e dar visibilidade ao trabalho pedagógico do professor com projetos de qualidade no ensino da arte em escolas das cinco regiões do Brasil.

“No país, existem mais de 500 mil docentes ministrando a disciplina de artes na Educação Básica. Essa é a maior e única premiação voltada ao ensino de arte nas escolas e tem foco em projetos que trazem o aluno como protagonista na construção do processo de aprendizagem, dando visibilidade às iniciativas que inovam nessa área e pensam em como disseminar o conhecimento fora da sala de aula, impactando as famílias e comunidades ”, afirma Maria Pinheiro, coordenadora geral do Prêmio Arte na Escola Cidadão.

A competição é dividida em cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Podem participar professores que tenham desenvolvido projetos em Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, entre 2015 e maio de 2017, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares.

Os projetos finalistas serão analisados por uma Comissão Nacional, formada por especialistas em educação e em cada uma das linguagens artísticas contempladas pelo prêmio. Os professores premiados receberão R$ 10 mil, publicações e certificado, além de participarem da cerimônia de premiação e de vivências culturais na cidade de São Paulo. As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos também ganharão prêmios, como equipamentos e publicações para a biblioteca.

Cada professor vencedor terá ainda seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Os cinco documentários serão posteriormente disponibilizados como materiais de formação para outros professores de artes.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site, até o dia 28 de maio. Todos os inscritos receberão um material com proposta educativa a partir da obra “Puros e Duros” (1991), de Leonilson, artista homenageado nesta edição do prêmio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3103-8064/8091.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional