Inscrições abertas para o Prêmio Eco 2014

Por: GIFE| Notícias| 16/06/2014

Empresas com práticas sustentáveis podem inscrever suas iniciativas no Prêmio Eco 2014, até o dia 15 de agosto. Promovido pela AMCHAM Brasil (Câmara Americana de Comércio), o prêmio tem como objetivo reconhecer boas experiências, disseminar conhecimento sobre o tema e estimular que as empresas incorporem princípios sustentáveis em suas operações.

O prêmio, pioneiro na área, é responsável por colocar o desenvolvimento empresarial sustentável em pauta no Brasil, antecipando tendências e estimulando o comprometimento das empresas com o tema. Em 32 anos, a iniciativa acumulou bons resultados. Mais de 2000 companhias já inscreveram seus projetos – um total de 2655 inscritos e 236 premiados.

Para Daniela Aiach, diretora de Eventos e Sustentabilidade da AMCHAM Brasil e responsável pelo Prêmio ECO, as práticas de sustentabilidade avançaram muito desde a primeira edição do evento, em 1982. “Um dos destaques que podemos citar é que já vemos em algumas empresas que a sustentabilidade está incorporada aos processos decisórios e resultados. O desempenho social e ambiental vem em adição ao econômico e, em muitos casos, a remuneração é variável e depende dessas metas.”

Daniela explica que os trabalhos inscritos na modalidade Práticas de Sustentabilidade são cada vez mais inovadores. Há uma preocupação clara na análise do ciclo de vida dos produtos, desde a extração da matéria-prima até o descarte. A inovação ocorre nesse ciclo, com substituição de materiais, redução do consumo de energia e de embalagens, ganho de produtividade e menor descarte de substâncias nocivas ao ambiente.

As inscrições podem ser realizadas em duas modalidades: Modalidade ELIS (Estratégia, Liderança e Inovação para Sustentabilidade) e Modalidade Práticas de Sustentabilidade, nas categorias: Sustentabilidade em Produtos ou Serviços ou Sustentabilidade em Processos. Ao final, 11 empresas serão premiadas.

Para 2014, o Prêmio também traz algumas novidades, como a atualização dos critérios de avaliação; a pesquisa de tendências (que será realizada a partir dos casos inscritos); e a eleição da empresa “destaque do ano” (escolhida entre as vencedoras da Modalidade ELIS – grande porte. Além disso, as empresas premiadas poderão utilizar o Selo “Prêmio ECO 2014” (desenvolvido especialmente para cada modalidade).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional