Inscrições abertas para o Prêmio Empreendedor Cultural

Por: GIFE| Notícias| 29/09/2014

Projetos culturais realizados nos municípios localizados na área de concessão da AES Sul, no Rio Grande do Sul (RS), podem se inscrever na segunda edição do Prêmio Empreendedor Cultural, até o dia 19 de dezembro. A ideia central do prêmio é incentivar a inovação em empreendimentos culturais, favorecendo a realização de projetos no interior do estado.

Esse ano, R$200 mil serão investidos em projetos relacionados às áreas da música, literatura, artes cênicas, artes visuais, culturas populares, tradição e folclore, pesquisa e documentação, artesanato e artes integradas. Além do incentivo financeiro, a iniciativa oferecerá aos vencedores um programa de capacitação e conectividade.

O diretor geral da AES SUL, Antonio Carlos de Oliveira, reitera o comprometimento da empresa com essa iniciativa, que procura incentivar a reflexão sobre a sustentabilidade dos projetos. “Na plataforma de sustentabilidade da empresa consta de forma clara o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, e nada melhor que incentivar uma transformação através da cultura. A AES Sul, sempre atenta à criatividade, inovação e tecnologia, aposta no Prêmio Empreendedor Cultural pensando na democratização das oportunidades de viabilização de projetos culturais, especialmente no interior do estado, apoiando os empreendedores locais e estimulando a formação de uma rede que desenvolva essas comunidades.”

Na primeira edição do prêmio, 11 projetos foram selecionados, abrangendo 24 municípios gaúchos. Entre eles, um dos destaques foi o projeto de Cultura e Inclusão Social, que realizou oficinas de comunicação, teatro, artesanato, percussão e canto, dança, informática, culinária e leitura na rede de escolas públicas municipais e estaduais de Caçapava do Sul (RS).

A iniciativa conta com o patrocínio da AES Sul, o planejamento e a gestão da Cida Cultural, e o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de entidades ligadas à atividade cultural e de uma rede de prefeituras municipais, entidades sociais e lideranças comunitárias.

Produtores culturais com cadastro habilitado no Sistema Pró-Cultura RS e pessoas jurídicas da sociedade civil organizada, localizados nos 118 municípios da área de abrangência da AES, no Rio Grande do Sul, podem inscrever suas iniciativas.

O regulamento, o formulário de inscrição e outras informações sobre o Prêmio Empreendedor Cultural podem ser acessadas no portal. As inscrições estão abertas até o dia 19 de dezembro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional