Inscrições abertas para o processo de seleção RAPS 2015

Por: GIFE| Notícias| 08/12/2014

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), organização de formação e capacitação de lideranças políticas, abriu o processo de seleção de líderes políticos para 2015. A proposta é selecionar pessoas para participar dos projetos de formação que serão oferecidos ao longo do próximo ano. As inscrições estão abertas até o dia 11 de janeiro de 2015 e os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site da RAPS.

O objetivo do edital “Processo Seletivo da Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável” é identificar, atrair e garantir o ingresso de novos e atuais líderes políticos na RAPS. A ideia é que as pessoas selecionadas estejam comprometidas com os valores e princípios da ética, transparência e da sustentabilidade, e que participem efetivamente do processo político.

Ao se inscrever, os interessados poderão optar por três projetos diferentes: Líderes RAPS, Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos. O projeto líderes RAPS pretende ampliar o número de políticos comprometidos com os valores e princípios da ética, transparência e da sustentabilidade. Já o Jovem RAPS busca estimular a participação de jovens nas práticas cidadãs, contribuindo para o surgimento de novos protagonistas na vida pública. Por último, o projeto Empreendedores Cívicos tem como objetivo potencializar a participação da sociedade na vida política do país, engajando as pessoas em temas da política e do controle social.

Marcos Vinicius de Campos, diretor executivo da RAPS, explica que é extremamente importante lançar mão de iniciativas como essa. “É necessário renovar os quadros políticos do país, principalmente aqueles comprometidos com os princípios e valores da sustentabilidade. Os acontecimentos de junho de 2013 e o acirramento do clima nas eleições presidenciais mostraram a complexidade do momento político que o país vive, mas também evidenciaram um anseio geral por transformações. O ambiente fornecido pela RAPS dialoga totalmente com esse cenário, ao propor o encontro e a troca entre lideranças políticas de diferentes partidos e orientações.

As pessoas selecionadas pelo edital participarão, a partir de março de 2015, de um programa de capacitação gratuito, que inclui cursos, palestras, seminários e eventos. Além disso, terão contato com renomados profissionais do cenário nacional e internacional, como o professor Steve Jarding, da Universidade de Harvard (EUA), especialista em planejamento de campanhas eleitorais.

A seleção contemplará análise curricular e entrevista com os inscritos. Marcos Vinicius de Campos explica que, com o processo seletivo, a RAPS busca valorizar pessoas alinhadas aos valores e princípios da sustentabilidade, que acreditam na centralidade da política para a transformação do país.

Para cada projeto, há um perfil específico. No caso do Líderes RAPS, por exemplo, a pessoa deve estar em exercício de mandato ou ter interesse em candidatar-se dentro dos próximos 5 anos. Já o projeto ‘Jovens RAPS’ é para aqueles que estão iniciando sua ação política, mas possuem interesse em candidaturas a médio ou longo prazo e, por fim, o projeto ‘Empreendedores Cívicos” destina-se àqueles que estão na sociedade civil, não têm interesse em atuar na política institucional, mas empreendem ações de advocacy, controle social, mobilização, cobrando maior transparência e eficiência dos governantes.”

Mais informação podem ser obtidas no edital, disponível no site da RAPS.

Serviço

Processo Seletivo da Rede de Líderes Políticos por um Brasil Sustentável

Projetos – Líderes RAPS, Empreendedores Cívicos e Jovem RAPS

Prazo para as inscrições – 11 de janeiro de 2015

Outras informações

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional