Inscrições abertas para Prêmio Nacional da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente

Por: GIFE| Notícias| 19/01/2015

Mais uma oportunidade para indivíduos e organizações que desenvolvem ações focadas na preservação do meio ambiente. A primeira edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), está com as inscrições abertas até o dia 13 de fevereiro.

A premiação foi pensada com o intuito de reconhecer e valorizar projetos da iniciativa privada, da imprensa, do terceiro setor, dos órgãos públicos e da sociedade em geral, que busquem promover a conservação da fauna e da flora nacionais.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a premiação tem o objetivo de promover novas práticas na área de biodiversidade. “A expectativa é que esse seja o principal prêmio ambiental do país e ajude a alavancar boas iniciativas”, declarou.

Os trabalhos poderão ser inscritos nas categorias: organizações não-governamentais; empresas; sociedade civil (associações e cooperativas, entre outros); academia (pesquisadores e instituições voltadas à produção científica e tecnológica); órgãos públicos de todas as esferas; imprensa (jornais, revistas, rádios televisão e internet); e individual, destinada a ações desempenhadas por cidadão de maneira independente. Cada trabalho poderá ser inscrito em apenas uma categoria.

Os projetos inscritos serão avaliados de acordo com a efetividade em relação ao estado de conservação da espécie, aos impactos ambientais e sociais e à inovação. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão classificados como finalistas.

O vencedor receberá o Troféu Prêmio Nacional de Biodiversidade, enquanto os segundos e terceiros colocados receberão um certificado de finalista do concurso. Os finalistas também vão disputar o prêmio Júri Popular, por meio de votação eletrônica no site do MMA.

Os interessados em participar devem preencher o formulário online, que pode ser acessado no site do MMA. As inscrições serão realizadas somente por meio desse formulário, onde os documentos exigidos deverão estar anexados.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de maio. Para mais informações, é possível acessar o edital online. O regulamento também está disponível na internet.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional