Inscrições para o Conjuve vão até 23 de outubro

Por: GIFE| Notícias| 19/10/2009

Organizações sociais do movimento jovem têm até o dia 23 de outubro para apresentarem suas inscrições ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e, assim, concorrerem a uma cadeira no órgão. A eleição está marcada para o dia 15 de dezembro, quando serão conhecidos os novos representantes da sociedade civil (27 vagas para os Movimentos Juvenis e 13 para as Entidades de Apoio) para o biênio 2010/2011.

Criado em 2005, o Conselho é um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. Trata-se de um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o governo federal na formulação de diretrizes para políticas públicas para a juventude, além de promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil.

Nesse sentido, o Conjuve é formado por representantes do poder público e da sociedade. Pelo poder público participam 20 membros oriundos de ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, representantes do Fórum de Gestores Estaduais e da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude e das entidades municipalistas.

Já a sociedade civil é representada por 40 membros e participa por meio de entidades, movimentos sociais, redes de jovens, e de organizações não-governamentais que trabalham com os mais diversos segmentos juvenis e de especialistas na temática da juventude.

De acordo com o presidente do Conjuve, David Barros, a eleição do Conselho é um momento de grande importância e, por isso, espera o engajamento de todos os conselheiros. Segundo ele, o órgão hoje exerce um papel de protagonista na definição das políticas públicas voltadas para a juventude.

Barros ressalta ainda que o Conjuve, graças à atuação de todos os conselheiros, conquistou enorme credibilidade junto à sociedade civil e junto aos órgãos públicos. “”O desafio dessa nova gestão é garantir a consolidação das políticas de juventude como uma política de Estado, impedindo que elas retrocedam””.

Poderão candidatar-se a representantes da sociedade civil as seguintes categorias: Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Nacional (22 cadeiras), Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Local (uma cadeira), Fóruns e Redes da Juventude (quatro cadeiras) e Entidades de Apóio às Políticas Públicas de Juventude (13 cadeiras).

A assembléia será realizada no dia 15 de dezembro em Brasília (DF), a partir das 9h, em primeira chamada, com a presença de 50% de representantes habilitados; e às 9h30, com qualquer quorum. O encerramento será às 18h.

Leia mais:
Edital de Convocação
http://www.juventude.gov.br/biblioteca/documentos-nacionais/Livro%20Conjuve%202006.pdf
Conselho Nacional de Juventude: Concepção e Funcionamento
Conheça programas para a juventude

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional