Inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa estão abertas

Por: GIFE| Notícias| 09/03/2015

O Instituto Alcoa está com inscrições abertas até o dia 13 de março para o seu Programa de Apoio a Projetos Locais. Podem participar da seleção organizações da sociedade civil e do setor público que desenvolvam iniciativas nas regiões nas quais a Alcoa está presente e que contribuam para o desenvolvimento sustentável local, visando a promoção da qualidade de vida dessas comunidades.

Serão apoiados projetos em seis áreas: educação, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, governança e segurança. Entre as propostas, são aceitas iniciativas como: melhorias em escolas e em hospitais; apoio a práticas esportivas e de lazer; prevenção de DSTs e AIDS; formação de jovens para o mundo do trabalho; fortalecimento de redes sociais comunitárias; entre outras.

Fizemos um diagnóstico socioambiental em 52 municípios de impacto da Alcoa e percebemos que estas são as áreas prioritárias para o desenvolvimento das cidades”, comenta Monica Espadaro, gerente de projetos comunitários do Instituto.

De acordo com Monica, para serem aceitos, é essencial que os projetos tenham sido elaborados em parceria com a comunidade na qual serão desenvolvidos, atendendo as reais necessidades e demandas daquele público e/ou território. Além disso, o proponente precisa demonstrar a sua capacidade em estabelecer parcerias, pois o Instituto não irá financiar 100% dos projetos, além de apresentar formas de garantir a sustentabilidade das ações. Os resultados a serem atingidos com as iniciativas também precisam ser claros e mensuráveis.

Cada projeto terá seus próprios indicadores e resultados esperados, mas procuramos iniciativas nas quais as comunidades se tornem protagonistas e comecem a acessar recursos independente da empresa”, comenta a gerente.

Os projetos a serem inscritos no edital devem ter duração máxima de um ano e o proponente ter, no mínimo, três anos de existência, não ter fins religiosos, políticos partidários ou representar causas individuais. Cada entidade poderá enviar apenas um projeto e, quem já participou de outros editais do Instituto, poderá concorrer novamente se a prestação de contas tiver sido aprovada.

Em relação à seleção das iniciativas, as propostas serão priorizadas pelos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias de cada localidade, de acordo com a estratégia de investimento social definida para o ano. Após avaliação dos projetos pelos Conselhos Consultivos, a análise será feita pelo Comitê Técnico do Instituto Alcoa.

Os interessados em fazer a inscrição podem acessar o Guia do Programa de Apoio a Projetos Locais. Os projetos deverão ser apresentados no Sistema de Gestão do Instituto Alcoa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

O Instituto Alcoa é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional