Insper conta com nova residência estudantil para programa de bolsas

Por: GIFE| Notícias| 28/08/2017

Cool guy telling story to friend during stroll. Young friends going to university and communicating. Modern teenagers with satchels walking and having conversation. Youth culture concept

Os alunos bolsistas do Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper, organização sem fins lucrativos, têm agora mais um benefício para facilitar a continuidade de seus estudos. Foi inaugurada, no início deste mês, a residência estudantil Toca da Raposa, que receberá os bolsistas não residentes de São Paulo ou em lugares de difícil acesso à escola. Essa é a primeira residência estudantil de uma es­cola privada.

Doado pela Fundação BRAVA, o alojamento foi inteiramente reformado. Para equipar o espaço, alunos, ex-alunos e familiares ajudaram na confecção de materiais e na aquisição de móveis e utensílios. Para completar o que falta, está em andamento também uma campanha de crowdfunding. O financiamento coletivo está online no Kickante até dia 2 de setembro.

O prédio, que possui 1.138 metros quadrados, divididos em quatro andares com total de 36 cômodos, deverá receber até 51 estudantes. Renata Biselli, diretora de desenvolvimento institucional do Insper, destaca a importância da residência. “Será um espaço de compartilhamento. Uma experiência enriquecedora e fundamental para a formação integral desses estudantes, que terão autonomia para conduzir as tarefas diárias, apoiados pelo regulamento que criamos com as regras de convivência”.

Programa de bolsas

Desde 2004 o Insper oferece bolsa de estudos integrais para jovens cuja renda familiar não ultrapassa 1,5 salário mínimo per capita. Além da isenção da mensalidade, os estudantes recebem auxílio para alimentação, transporte e materiais escolares. Nos últimos anos, mais de 240 alunos se forma­ram com o apoio do programa. Atualmente, o Insper mantém 245 alunos bolsistas – 12% dos alunos de Graduação têm algum tipo de bolsa.

O processo de seleção de novos alunos bolsistas inclui uma série de critérios e etapas. O objetivo é identificar estudantes que tenham sinergia com a escola, aproveitem esta oportunidade ao máximo e se destaquem futuramente nas áreas em que escolherem atuar. Assim, além da renda, é levado em conta o desempenho acadêmico. Os candidatos aprovados participam ainda de uma fase de entrevistas individuais e dinâmicas em grupo.

A decisão da concessão da bolsa é feita por um colegiado com base no desempenho dos candidatos e recursos disponíveis no Fundo de Bolsas, que é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas, além da restituição dos alunos bolsistas parciais, transferência de 1% da receita da Graduação e rendimento do próprio fundo.

Para manter a bolsa conquistada, os alunos devem ter avaliações acadêmicas dentro dos parâmetros estabelecidos pelo programa, que significa alcançar coeficiente de rendimento acadêmico (CR) igual ou superior a 6. Caso seja reprovado em uma ou mais dependências, os alunos recebem acompanhamento semanal de profissional especializado para auxiliar seus métodos de estudo.

“Temos uma missão de dar oportunidade a todos que querem estudar, independentemente de sua renda familiar”, comenta Claudio Haddad, fundador e presidente do Conselho de Administração do Insper.

Associados

Insper

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional