Insper e Arq.Futuro abrem inscrições para curso sobre Cidades e Urbanismo

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2017

Pensar o papel das cidades e compreender a realidade dos espaços urbanos para assumir uma postura crítica sobre os rumos das cidades. Essa é a proposta do curso de curta e média duração Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente, fruto de uma parceria entre o Insper e o Arq.Futuro. A iniciativa busca estimular uma aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de criar possibilidades inovadoras e efetivas de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.

O curso se destina a profissionais que atuam no terceiro setor, em institutos e fundações, profissionais de órgãos públicos e empresas privadas que trabalham direta ou indiretamente com questões relacionadas às cidades, tais como: construtoras, incorporadoras e todas as instituições que influenciam de alguma forma os espaços públicos.

Tomas Alvim, professor do curso e cofundador do Arq.Futuro, conta que o curso apoia-se na convicção de que as cidades são organismos vivos e complexos que só podem ser plenamente compreendidos por meio de uma abordagem multidisciplinar”.

Ao longo da programação, os participantes serão desafiados a criar um projeto prático de Placemaking. Essa estratégia, que consiste no replanejamento urbano ao buscar transformar o “espaço” em pontos de encontro da comunidade, tem como objetivo o incentivo, a convivência e o fortalecimento do espaço público. Serão ainda apresentados os conceitos fundamentais de urbanismo e cidade.

Um corpo docente composto de arquitetos, urbanistas, administradores, economistas e placemakers apresentará, sob diferentes pontos de vista, as principais questões discutidas pelo urbanismo atual,  oferecendo aos alunos um panorama amplo e esclarecedor dos desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas”, afirma Alvim.

Serão promovidos debates relacionados às condições das cidades, cada vez mais densas e urbanizadas, à saúde pública e aos recursos naturais; análises das características e desafios das cidades globais; além da apresentação de cases que abordam estratégias bem-sucedidas de ação para comunidades locais, destacando espaços com potencial de transformação, sendo a sua execução parte do programa.

“Durante um ano de trabalho de preparação, desenvolvemos conteúdos e dinâmicas de aprendizado seguindo uma abordagem inovadora. Integramos diferentes disciplinas e visões”, conta Priscila Claro, professora do curso. “Queremos atrair pessoas com formação diversa e que buscam ampliar o conhecimento sobre o que é uma cidade, como se faz uma cidade e quem faz uma cidade, para que sejam capazes de interpretar espaços urbanos, assumirem posturas conscientes e, acima de tudo, sejam protagonistas na construção de espaços sustentáveis”, complementa.

Sobre

As aulas serão realizadas na sede do Insper, em São Paulo, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, das 9h às 18h, com duração total de 24h. As inscrições devem ser realizadas pelo siteOutras informações podem ser obtidas no Núcleo de Orientação ao Candidato no telefone: (11) 4504 2400 ou e-mail: [email protected].

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional