Instituto 3M homenageia alunos

Por: GIFE| Notícias| 04/12/2009

Foi realizado no último dia 02, o evento de encerramento da última edição do projeto “”Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica”” em 2009. Na ocasião, a 3M e o Colégio Objetivo, idealizadores da iniciativa, celebraram os resultados e homenagearam os 628 alunos do Ensino Fundamental da Escola Rosa Badin Vieira, de Itapetininga, que concluíram o programa.

O encontro, realizado nas dependências da escola, possibilitou que as crianças expusessem seus trabalhos aos professores e coordenadores do projeto, bem como aos demais convidados. Realizado durante todo o ano, o projeto teve como objetivo principal o envolvimento e a conscientização dos jovens estudantes em relação a temas ligados ao meio ambiente e sua preservação. Dentre as variadas oficinas que integraram a programação, é possível destacar a que orientou os alunos na criação de húmus doméstico.

O conteúdo também incluiu um mini curso sobre meio ambiente, ministrado por estudantes do Colégio Objetivo, e uma passeata ecológica, realizada no dia mundial do meio ambiente. “”A 3M e o Colégio Objetivo se orgulham por, mais uma vez, colaborarem para o desenvolvimento de uma consciência sustentável nos alunos participantes. Torna-se cada vez mais importante trabalhar para que o entendimento das crianças em relação aos recursos naturais cresça significativamente, pois serão adultos em breve e responsáveis por estas questões vitais para a humanidade””, afirma o gerente-geral da Fábrica 3M de Itapetininga, Luiz Carlos De Giácomo.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Preserve o Meio por Inteiro e Quarta Ecológica é composta por dois biólogos do Colégio Objetivo e dois funcionários da 3M, que têm como missão coordenar o trabalho educativo. “”Unindo teoria e prática, o projeto prevê a informação, orientação adequada e acesso a recursos naturais””, explica Luiz Carlos De Giácomo. A ação educacional do projeto é baseada na interatividade. Assim, os alunos são divididos em turmas que participam semanalmente de trilhas monitoradas pelo Parque Ecológico do Colégio Objetivo e que são expostas a conceitos de alimentação saudável, reciclagem e outros temas, por meio de oficinas de estudo.

Informações sobre a produção de adubo sólido e líquido a partir de lixo orgânico, utilização de plantas medicinais e recuperação de ecossistemas também integram o conteúdo do Preserve o Meio Por Inteiro e Quarta Ecológica. Desde 1989, ano de criação do “”Preserve o Meio Por Inteiro””, cerca de 60 mil pessoas foram envolvidas.

Entre elas, alunos das redes de ensino, professores e coordenadores das cidades de Sumaré, Itapetininga, Ribeirão Preto e Bonfim Paulista, todas no Estado de São Paulo. Só na cidade de Itapetininga, desde a implantação em 2000, foram orientadas mais de 6.500 crianças.animais, trilha, plantas nativas, entre outros.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional