Instituto 3M promove tecnologias sociais comunitárias
Por: GIFE| Notícias| 26/12/2007O Instituto 3M de Inovação Social realiza anualmente sua Campanha de Natal, com o apoio de funcionários-voluntários. Neste ano, crianças e idosos das regiões de Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga, no interior paulista, receberam sacolas de Natal contendo itens como roupas, calçados, brinquedos e produtos de higiene. Em Sumaré e região, mais de 800 crianças de nove instituições, como Creche Recanto Tia Cecília, Centro Assistencial Vedruna e Lar Pequeno Paraíso foram presenteadas.
Funcionários-voluntários de Ribeirão Preto proporcionaram um Natal mais feliz para 212 pessoas das entidades Caribe, Casa Dona Maria, Creche Maria Nazaré, Creche Vovó Meca e Lar Vovô Albano. A Campanha de Natal do Instituto 3M também entregou 309 sacolinhas para crianças da Vila Nastri II e da instituição Nosso Lar e para os idosos do Abrigo São Vicente de Paula, instituições localizadas em Itapetininga. Para tornar a entrega das sacolas de Natal nestas organizações sociais ainda mais especiais, o Instituto 3M incentivou confraternizações, organizadas e presenciadas pelos próprios funcionários-voluntários que puderam interagir com as crianças e idosos. Além disso, o Instituto doou kits de alimentação.
O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela empresa localmente, mas que segue política global de responsabilidade social da companhia, com o desenvolvimento de ações nesta área há mais de 30 anos, em diversos países. Com foco diferenciado, o Instituto 3M visa promover um conceito que ainda não é muito conhecido no Brasil, o de “”tecnologia social””.
Este conceito trata das metodologias de transformação social, desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida. Dessa forma, a missão do Instituto 3M é descobrir e aplicar inovações sociais que promovam o desenvolvimento social das comunidades onde a 3M do Brasil atua, gerando conhecimento por meio da formação de redes de relacionamento entre estudantes, jornalistas e funcionários da empresa. Em 2006, o Instituto 3M destinou R$ 600 mil para projetos e apoios.