Instituto Alana associa-se ao GIFE

Por: GIFE| Notícias| 07/10/2010

O Conselho de Governança do GIFE deu às boas-vindas ao Instituto Alana como o mais novo associado à Rede GIFE de Investimento Social privado, que chega agora a 134 membros.

Criada em 1994 pelos irmãos Alfredo Egydio Arruda Villela Filho e Ana Lucia de Mattos Barretto Villela, a organização sem fins lucrativos é uma associação familiar cuja missão é “fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral, visando a valorização do homem e a melhoria da sua qualidade de vida, conscientizando-o para que atue em favor de seu desenvolvimento, do desenvolvimento de sua família e da comunidade em geral, sem distinção de raça, cor, posicionamento político partidário ou credo religioso”.
Uma forte atuação do Instituto Alana se apresenta na comunidade do Jardim Pantanal, em São Paulo, onde residem precariamente por volta 37.000 pessoas. Como a região é considerada uma zona de proteção ambiental (APA), grande parte das ocupações são improvisadas e a comunidade não existe oficialmente – gerando ausência de equipamentos públicos.
Desta forma, o Instituto atua no local através do Espaço Alana, que contribui com a comunidade no acesso a educação de qualidade, voltada para a construção das autonomias cognitivo-intelectual, moral e ética, sócio-afetiva e emocional, a partir das quais possam construir uma outra situação e um outro contexto social mais justo e adequado às suas necessidades.
Outro foco do Instituto é o Projeto Criança e Consumo, que busca despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Em outra ponta, a iniciativa também recebe e analisa queixas de abusos cometidos por empresas de diversos setores nas suas práticas de comunicação mercadológica destinadas ao público infanto-juvenil.
Concomintante a esse trabalho, o projeto ainda é responsável pela elaboração de um centro de referência científico-cultural sobre o consumismo e pela produção e distribuição de material de apoio pedagógico para pais, educadores e pesquisadores. Tal como coordena a produção de campanhas audiovisuais de conscientização e de documentários sobre questões ligadas ao binômio infância e consumo.
Conheça mais sobre o Instituto Alana, aqui: http://www.alana.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional