Instituto Algar comemora 10 anos do Projeto Criança

Por: GIFE| Notícias| 08/11/2004

O Projeto Criança, do Instituto Algar, está completando 10 anos de atividades. Como parte das comemorações, na última semana, a Oficina de Mosaico realizada com alunos do ensino público fundamental foi apresentada durante o 9th International Symposium of Mosaic, na Austrália. O evento reúne profissionais do mundo todo com o objetivo de trocar experiências, técnicas e apresentar resultados de trabalhos realizados com mosaicos.

Durante um ano, a oficina foi trabalhada com alunos de 12 escolas parceiras do projeto, localizadas em São Paulo (Franca, Batatais e Ituverava), Minas Gerais (Uberlândia, Frutal, Iturama, Pará de Minas, Patos de Minas, Uberaba e Ituiutaba), Mato Grosso do Sul (Paranaíba) e Goiás (Itumbiara).

O contato direto das crianças com as técnicas de mosaico desperta e aprimora habilidades auxiliares ao ensino, como a coordenação motora fina – que envolve atividades minuciosas, de pequenos encaixes -, o raciocínio lógico, a concentração, o prazer do trabalho em equipe e o estímulo à criatividade. Para os professores do Projeto Criança, a oficina representou um recurso lúdico auxiliar no ensino de Geografia e Matemática, por exemplo.

Cada uma das cidades foi presenteada com dois painéis, de 2m² cada, com imagens do município: um para ser colocado na escola parceira e outro para um local público, como praças e parques.

O Projeto Criança segue cinco diretrizes: incentivo à leitura e à expressão, educação ambiental, consciência cidadã, envolvimento da comunidade e tecnologia como instrumento de transformação. Sua atuação ocorre a partir da parceria com escolas públicas em 12 cidades da área de atuação da CTBC Telecom – empresa mantenedora do Instituto Algar, durante três anos. Ao final deste período, novas escolas são selecionadas e o ciclo recomeça.

Além das oficinas de mosaico, são realizados projetos de educação ambiental e corporal, desenho, informática, iniciação musical, redação, oficinas pedagógicas e de brinquedos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional