Instituto Algar inicia projeto de resgate da história de Belo Horizonte

Por: GIFE| Notícias| 02/05/2005

Na última quarta-feira (27/4), o Instituto Algar de Responsabilidade Social lançou um projeto de resgate da história de Belo Horizonte (MG), por meio da recuperação da memória oral e formação continuada de professores da capital mineira. A organização coordena o Histórias da Nossa Terra, em parceria com a prefeitura da cidade, a Secretaria Municipal de Educação e os institutos Museu da Pessoa.Net e Avisa Lá.

Criado em 2001 e realizado pela primeira vez na cidade de Ituiutaba (MG), o projeto se repetiu no ano seguinte em Uberaba (MG), em 2003 em Uberlândia (MG) e no ano passado em Franca (SP). Anteriormente, o projeto tinha duração de um ano e em uma cidade por vez. Em 2005, além de Belo Horizonte, Ribeirão Preto (interior de São Paulo) também contará com a iniciativa, sendo 11 escolas em cada cidade e dois anos de atividades.

Durante os primeiros meses são realizadas ações de preparação e sensibilização dos alunos e professores de escolas parceiras que, após aprenderem as dinâmicas de pesquisa, saem a campo entrevistando as pessoas, colhendo informações, verificando fotos e dados. Além de captarem os depoimentos, as crianças produzem desenhos com base nesses trabalhos, que posteriormente são disponibilizadas numa exposição.

Para desenvolver o projeto, o Instituto Algar tem a consultoria do Instituto Museu da Pessoa.net, organização especializada na implantação de programas de memória empresarial e local. O Instituto Avisa Lá, especializado em formação de professores, desenvolveu a parte pedagógica do projeto.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional