Instituto Algar lança programa para redução do consumo de energia elétrica

Com a proposta de sensibilizar os associados do grupo Algar para as questões relacionadas à importância de se reduzir o consumo de energia elétrica, o Instituto Algar acaba de lançar o Desafio Algar Energia, com o tema “Desligue velhos hábitos”.

“Diante da crise energética e hídrica que afeta todo o país, o Grupo pensou em um projeto que mobilizasse os associados e, também, pudesse ser multiplicado, uma vez que a mudança nos hábitos de consumo de energia pode ser compartilhada com a família. O Instituto Algar assumiu essa tarefa, pois tem o papel de implementar ações corporativas e que sejam aderentes a todas as empresas do Grupo, sempre trabalhando com a visão de sustentabilidade em três pilares: ambiental, social e cultural”, comenta Camila Oliveira Fioranelli, analista de Marketing do Instituto Algar.

O Desafio Algar Energia reúne uma série de iniciativas, como a estruturação de governança e modelos de Comissões Internas de Conservação de Energia nas empresas Algar (CICEs), assim como uma ampla campanha de comunicação com dicas de economia de energia empresarial e doméstica, que estão sendo divulgadas nos canais internos de comunicação, como murais, TV Algar, Intranet e e-mail marketing.

Entre as orientações compartilhadas na campanha há questões como a importância de se utilizar lâmpadas mais econômicas:  “As lâmpadas comuns, chamadas de incandescentes, são baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua produção, no entanto gastam muita energia e tem baixa eficiência: apenas 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz, o resto vira calor, dissipado no ambiente”, diz o folheto.

A iniciativa contempla também a criação de um banco de boas práticas, composto de iniciativas dos associados. Para participar do processo, eles deverão inserir as contas de energia da residência em um campo disponível na Intranet. Na plataforma, será divulgado o percentual de redução. “A expectativa é que a campanha consiga conscientizar os associados para a importância da economia de energia não somente por questão financeira, mas, principalmente, para a preservação dos nossos recursos naturais. É um problema nacional e que exige uma mobilização”, explica Camila.

Os associados que mais se destacarem ao longo do Desafio Algar serão reconhecidos. A premiação acontecerá por bimestre (julho/agosto; setembro/outubro; novembro/dezembro). Em cada bimestre, será reconhecida a conta do associado que apresentou maior redução no consumo no comparativo entre os dois meses. O associado vencedor vai levar um iPad.

O Instituto Algar é associado do GIFE.