Instituto Aprender e IBM qualifica pessoas com deficiência

Por: GIFE| Notícias| 05/10/2009

No inicio de 2009 o Instituto Aprender e Trabalhar inaugurou o Centro de Qualificação Profissional para Pessoas com Deficiência em São Paulo e em junho inaugurou sua filial em Curitiba. Através do Programa Superando Limites o Instituto Aprender e Trabalhar oferece uma oportunidade de qualificação profissional e emprego a pessoas com deficiência na área de software. O Centro de Qualificação atende pessoas com todos os tipos de deficiência, como física, auditiva, visual, múltipla e intelectual.

Para a diretora de Diversidade do Instituto Aprender, Nadia Augusto “”Não importa qual a deficiência, o importante é que a pessoa tenha condições de produtividade e que tenha o perfil para a área de software. Muitas empresas por desconhecerem o universo das pessoas com deficiência não acreditam no seu potencial, acham que são limitadas e que não têm condições de desenvolverem corretamente uma atividade””.

Em setembro de 2009, o Instituto Aprender concluiu a formação de mais 40 pessoas com deficiência para o HSBC em Curitiba, 20 dos alunos foram treinados na plataforma JAVA e 20 na plataforma mainframe COBOL, e todos foram contratados pelo banco.

O especialista de Recursos Humanos do HSBC, Luiz Carlos Moura, frisou que o objetivo do Programa é capacitar o participante e propiciar a ele condições de se integrar efetivamente na cadeia produtiva da organização e não apenas “”contratá-lo”” para o cumprimento da Lei de Cotas. Esses investimentos demonstram a importância que o tema tem em nossa Empresa e estão alinhadas com a nossa política global de RH –

A viabilização deste programa teve o apoio decisivo da IBM, que estabeleceu uma parceria e nomeou o Instituto Aprender como Parceiro Acadêmico IBM. Para a qualificação na plataforma COBOL, a sala de aula em Curitiba foi conectada com o Mainframe da IBM em Campinas. “”Com isso, o treinamento nesta plataforma foi 100% prático, permitindo que o aluno tivesse condições de desenvolver e submeter em tempo real seu trabalho””, segundo José Eduardo Vilela, Gerente de Relacionamento com Universidades da IBM.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional