Instituto Arcor aposta na melhoria de escolas públicas

Por: GIFE| Notícias| 23/07/2007

Jornais comunitários elaborados na zona rural pelos próprios alunos, cinemateca e rádio atuando como portais para o mundo da comunicação, ações em reciclagem consolidando a cidadania, cozinhas alternativas apresentando o sabor da alimentação saudável.

Essas são apenas algumas das ferramentas utilizadas pelo Instituto Arcor Brasil, por meio do Programa Minha Escola Cresce , que pretende fortalecer o aprendizado e a identidade dos alunos com a escola,

Desenvolvidos ao longo de todo o ano de 2007, os projetos da 4a Edição estão sendo implementados em 10 municípios: Bragança Paulista, Morungaba, Vargem, Campinas, Rio das Pedras, Piracicaba, Mombuca, Capivari, Monte Mor no Estado de São Paulo e em Contagem, no Estado de Minas Gerais.

Os projetos são idealizados pelas escolas como forma de estimular a participação ativa dos alunos, aprimorando as possibilidades educativas. São bibliotecas, brinquedotecas, oficinas de arte na escola e de histórias em quadrinhos, quiosque do saber, rádios, experiências vivenciadas, judô ou capoeira, jogos educativos. Diversas maneiras de incentivar novas formas de ensino e aprendizagem, com uma ativa participação não somente da comunidade escolar, mas também da comunidade na qual a escola está inserida.

Desenvolvido desde 2004, as três primeiras edições da iniciativa contemplaram projetos envolvendo milhares de alunos, educadores e outros membros da comunidade escolar de 53 escolas ou entidades sociais em 13 municípios, onde estão localizadas plantas do Grupo Arcor ou no seu entorno.

O Programa Minha Escola Cresce, no entanto, não se limita apenas ao apoio financeiro aos projetos elaborados pelas escolas. “”Nos consideramos parceiros das escolas, pela ampliação das oportunidades educacionais e desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas””, afirma o presidente do Instituto Arcor Brasil, Sergio Asis. Assim, também é oferecido acompanhamento técnico e metodológico aos educadores.

São realizados, ainda, encontros para intercâmbio de experiências e apresentação de novas idéias no campo educacional. A documentação de todas as fases de cada projeto é outra preocupação do Programa Minha Escola Cresce, como forma de estimular uma cultura de preservação da memória escolar.

Para saber mais, acesse: www.arcor.com.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional