“Instituto Arcor lança 4º prêmio “”Amigos do Mar”””

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2007

Com o tema Nossas águas sempre limpas, o Projeto Tamar-Ibama e o Instituto Arcor Brasil comemoram o lançamento do 4º Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, cujo objetivo é estimular alunos do ensino fundamental a realizar estudos temáticos de educação ambiental, em especial sobre a importância da conservação das águas do planeta.

Essa edição do concurso apresenta duas novidades. A primeira é a inclusão das escolas municipais dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre as escolas credenciadas para participar do prêmio. “”Em 2006, foram convidadas 4,7 mil escolas municipais dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o Rio de Janeiro e Minas Gerais estão sendo credenciadas 7,6 mil escolas municipais, aproximadamente 2 milhões de alunos””, conta a oceanóloga Berenice Gallo, coordenadora regional do Tamar em São Paulo.

A outra novidade é o lançamento do guia de educação ambiental Nossas águas sempre limpas, uma ferramenta de apoio aos professores do ensino fundamental. Berenice Gallo explica que todas as escolas do Brasil terão acesso ao guia, que está disponível em versão eletrônica para visualização, download e impressão no site: www.amigosdomarnaescola.com.br.

O prêmio é um concurso de desenho entre escolas municipais, no qual os alunos, em duplas, fazem um desenho livre sobre o tema “”Nossas águas sempre limpas”” baseados no que aprenderam nas aulas temáticas oferecidas no guia. A escola elege os melhores desenhos e envia para a comissão julgadora. “”O objetivo é estimular alunos e professores a desenvolverem o tema ambiental, com ênfase na conservação das águas””, explica Célia Aguiar, diretora do Instituto Arcor Brasil.

Como premiação, duas escolas vencedoras receberão a Semana do Projeto Tamar na escola, com a montagem de exposição itinerante de tartarugas e a presença de biólogos do Projeto. Isso permitirá aos vencedores convidar pais, educadores e alunos também de outras escolas da região, transformando a exposição em um centro de promoção e multiplicação de valores e da educação ambiental. Todas as escolas finalistas vão receber certificados do Projeto Tamar-Ibama de adoção simbólica de uma tartaruga marinha e camisetas do Amigos do Mar.

Podem participar do 4º Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar alunos do ensino fundamental matriculados em escolas municipais previamente inscritas no concurso. As inscrições das escolas começaram em 12 de março e vão até 30 de abril; o envio dos trabalhos poderá ser feito até 08 de julho. Já, a premiação das escolas finalistas e vencedoras acontecerá entre 01 e 31 de outubro.Para conhecer mais sobre o trabalho, acesse: www.amigosdomarnaescola.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional