Instituto Arcor realiza Seminário Internacional Humor e Movimento para uma Infância Feliz

Por: GIFE| Notícias| 05/09/2016

Com o objetivo de proporcionar um espaço de encontro e diálogo entre os diversos setores sociais sobre a importância da vida ativa e do movimento para a infância, o Instituto Arcor promove no dia 12 de setembro o Seminário Internacional Humor e Movimento para uma Infância Feliz. A iniciativa irá acontecer durante o 43º Salão Internacional do Humor de Piracicaba.

Célia Ribeiro de Aguiar, diretora executiva do Instituto Arcor Brasil, explica que “o Seminário é decorrência da parceria entre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, um dos principais eventos culturais do país, com o Grupo Arcor e Instituto Arcor Brasil, que desenvolvem o Programa Escola em Movimento na Argentina, Brasil e Chile”.

O Programa dá apoio a projetos de escolas públicas nos três países que estimulam a vida ativa, por meio do movimento. “Entre outros temas, o Seminário vai discutir a importância das escolas valorizarem a atividade física, o esporte e o brincar, como fundamentais ao processo educativo“, conta a diretora executiva do Instituto.

Com a contribuição de conferencistas convidados, o Seminário visa ainda instalar na agenda pública a importância da vida ativa e do movimento como geradores de oportunidades para a infância, difundindo publicamente os benefícios da atividade física para o desenvolvimento integral da infância.

Participam das discussões como conferencistas o Prof. Dr. José Angelo Barela, da Unesp e Universidade Cruzeiro do Sul, educador físico especialista em desenvolvimento e controle motor e controle postural; Marta Lantermo, dançarina e professora que há mais de 15 anos dirige e coordena “El Laboratorio danza y acrobacia” em Buenos Aires; e Adelson Murta Filho, consultor, escritor e idealizador de projetos sobre cultura infantil e educação ambiental.

Podem participar do encontro Secretários de Educação e de Esportes, educadores das escolas públicas e privadas dos municípios de Piracicaba e região, professores universitários, alunos de graduação em educação física, além de lideranças e funcionários do Grupo Arcor.

O Seminário ocorre no Teatro Erotides de Campos – Parque do Engenho Central, das 17h30 às 21h, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Instituto Arcor Brasil.

Outras iniciativas

Além deste evento, o Instituto Arcor Brasil é um dos realizadores da mostra paralela Humor e Movimento e da Caminhada com Humor e apoiador do 14º Salãozinho de Humor de Piracicaba, também no Engenho Central.

O Salãozinho é uma iniciativa voltada para incentivar a criatividade por meio do humor gráfico em alunos de escolas públicas, e recebeu 3.169 desenhos de estudantes, entre 7 e 14 anos, das redes municipal, estadual e particular de ensino, de dez cidades do Estado de São Paulo, além de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Os três primeiros lugares em cada uma das duas categorias em disputa receberão prêmios patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil, pelo terceiro ano consecutivo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional