Instituto Arredondar incentiva a cultura da microdoação no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2014

E se todos os centavos que faltam para arredondar uma compra sua de R$18,42 para R$19,00 fossem investidos em iniciativas que visam à transformação social? Pode até parecer pouco, no começo, afinal, são apenas moedinhas. Mas, e se todo mundo fizesse isso? Será que estes R$0,58 multiplicados por milhares ou quem sabe milhões de brasileiros poderia fazer a diferença?

Essa é a aposta do Instituto Arredondar – novo associado do GIFE – e que, a cada dia, ganha novos adeptos. A missão do Instituto – que na verdade busca promover um grande Movimento Arredondar – é promover a cultura de doar por meio da inovação de formas de cooperação coletiva, canalizando os resultados destas ações para o fortalecimento do empreendedorismo social.

A ideia é muito simples. Os clientes das lojas parceiras do Movimento, no momento de finalização da compra, são convidados a arredondar os centavos do valor total e fazer uma doação de até R$0,99. Os recursos são direcionados para organizações sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), ou seja, que contam com projetos que visam a erradicação da fome, oferecimento de educação básica a todos, redução da mortalidade infantil e preservação do meio ambiente, entre outros.

As 15 entidades participantes desta primeira etapa – Projeto Arrastão, Instituto Criar, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Lua Nova, entre outras – foram selecionadas a partir de um criterioso processo de seleção realizado em 2012, que contou com mais de 330 proponentes.

As organizações permanecem na iniciativa até 2015 e, trimestralmente, recebem os recursos captados pelo Movimento, sendo de até 10% do total das despesas operacionais do ano anterior, limitado a R$ 150 mil por ano por entidade. A proposta é que o investimento não seja feito especificamente em um determinado projeto, mas para a manutenção e fortalecimento total da organização.

Passos a seguir

A iniciativa de criar o Instituto partiu do empresário Ari Weinfeld, que conheceu diversos modelos de doação existentes no mundo – como México, Inglaterra, EUA e Alemanha – e decidiu trazer para o Brasil a proposta. “Muitas vezes as pessoas querem doar, mas não sabem como e nem para quem, pois não conhecem as organizações sociais. Por meio do Arredondar, é possível fazer uma doação de uma maneira muito fácil, democrática, transparente e indolor”, destaca.

Mas, para chegar a esta proposta, o caminho percorrido por Ari e sua equipe – Ailton Santos e Nina Valentini – foi construído gradativamente. O Instituto foi formalizado em 2011 e, nestes três anos, buscou uma série de parceiros para poder viabilizar a iniciativa, garantindo que a tecnologia fosse a mais viável possível, assim como o processo de doação, a fim de que fosse feito com todo o respaldo jurídico existente no país.

Hoje, o Movimento já conta com dez redes do varejo participando da iniciativa: Puket, Crocs, Grifer, Makers, NK Store, OFF Fashion, Malwee, Carinhoso, Scene e Track&Field. As lojas estão instaladas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto nas capitais quanto no interior.

Para os estabelecimentos comerciais participantes, não há qualquer custo. Para uma empresa se conectar ao Movimento, o Instituto implanta todo o suporte tecnológico, tributário e legal necessário. No caso das empresas do varejo que usam o sistema Linx, a adesão é mais fácil porque – por meio de uma parceria estabelecida com a empresa – o sistema já está pronto para a arrecadação.

O Arredondar oferece também treinamento aos funcionários, passando também pela comunicação e materiais gráficos. “Ou seja, o estabelecimento passa a atrelar a sua marca uma iniciativa boa e sem ter qualquer custo para isso”, comenta o idealizador. Assim, para manter a operação funcionando, o Movimento desconta uma taxa de custeio de até 10% dos valores doados.

Segundo Ari, a receptividade à iniciativa tem sido muito positiva e a proposta é expandir para novas redes. O objetivo é arrecadar cerca de R$5 milhões por ano para distribuir às organizações. Os empreendedores sociais já estão planejando também outros modelos para que a proposta do “arredondamento” possa ser levada a outros espaços.

Ainda no mês de abril, os internautas que acessarem o site do Movimento poderão acompanhar, por meio de um painel eletrônico, o quanto é doado diariamente pelos consumidores nas lojas e quanto já foi direcionado para cada organização apoiada.

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