Instituto Arte na Escola lança Relatório de Atividades de 2020, com novos projetos, espaços e formatos digitais

Por: Fundação Iochpe| Notícias| 05/07/2021

Em 2020 navegamos por mares revoltos. A pandemia do coronavírus arrebatou de repente muitas certezas, foi preciso reinventar-se rápido. Ao longo do ano, vimos como a Arte e os processos criativos foram importantes para resguardar o equilíbrio emocional e crítico de crianças, jovens e adultos. A Arte, com sua potência para conectar, abrir horizontes e despertar olhares para novos rumos, se fez essencial. Frente a este contexto inesperado de distanciamento social, o Instituto Arte na Escola readequou seus projetos e processos para se manter próximo do público.

O IAE lança agora seu Relatório de Atividades de 2020, contabilizando mais de 190 mil pessoas impactadas digitalmente e 40 milhões de alunos impactados indiretamente. Das novidades que o Instituto produziu no ano passado está o lançamento da Coleção Viu, um conjunto de três livros que expandem a percepção de adultos e crianças sobre a linguagem visual. Publicada pela Editora Peirópolis e produzida com apoio do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social — Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e patrocínio da BIC®, a Coleção Viu coloca as crianças em contato com três artistas brasileiros da contemporaneidade: Edith Derdyk, Paulo Pasta e Guto Lacaz.

Cor, Forma e Linha

No primeiro volume, Paulo Pasta faz um convite para os pequenos leitores sentirem as Cores. Guto Lacaz, no segundo volume, se apropria das Formas – tanto as desenhadas pela natureza quanto as criadas pelo ser humano – e faz colagens digitais que mostram a riqueza de desenhos que há nas coisas do mundo. Já no terceiro volume, a artista visual e educadora Edith Derdyk brinca com as múltiplas possibilidades da Linha. Para o lançamento da Coleção, foi proposta uma live com mediação da professora, pesquisadora e parceira do IAE, Ana Angélica Albano.

Gilberto Gil

As lives, inclusive, contribuíram para que o IAE passasse a ocupar novos espaços e formatos digitais em 2020. Reunindo educadores, artistas e alunos com o objetivo de promover reflexões e proposições sobre a arte contemporânea, as Lives IAE levaram para a rotina de casa encontros sobre variadas linguagens artísticas. Ao todo, foram 12 encontros virtuais que aconteceram ao vivo, com transmissão no canal do IAE no YouTube. Os temas passaram pelo desenho, pela fotografia e pela música. No total, mais de 25 mil pessoas assistiram as Lives IAE em 2020.

Um dos encontros mais especiais aconteceu no Dia dos Professores. O convidado foi Gilberto Gil, um dos maiores nomes da cultura popular brasileira, para debater o papel estruturante da Arte dentro da sociedade. Para acompanhar Gil neste encontro virtual estiveram presentes duas arte-educadoras que realizam um trabalho transformador em Lauro de Freitas/BA: Fátima Santana e Rosângela Accioly. As duas já foram premiadas em edições passadas do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Prêmio Arte na Escola Cidadã e IAE Cursos

A cada ano, o Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos por educadores nas cinco regiões do país, buscando iniciativas com potencial transformador que aplicam em suas comunidades uma ou mais linguagens da arte (música, teatro, artes visuais, dança). 2020 foi o ano em que o Prêmio recebeu o maior número de projetos inscritos, foram 1488 educadores compartilhando seus projetos na área de Artes. Também foi a primeira vez que a cerimônia de premiação aconteceu de forma totalmente remota. Esta 21° edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã homenageou o artista Siron Franco – todos os inscritos no Prêmio receberam um percurso formativo online e um material educativo inspirados no processo de criação do artista, para usarem na sala de aula ou outros contextos educativos.

A área de educação a distância do IAE, direcionada tanto para arte-educadores como para o público em geral, ganhou fôlego em 2020. Foram disponibilizadas formações como: “Arte na BNCC”, desenvolvida em parceria com o Instituto AIPI e oferecida gratuitamente para mais de mil professores da Educação Básica. A formação propõe estratégias para aplicar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de um olhar para artistas e projetos de Arte reais desenvolvidos no Brasil. A formação “(Per)curso Sobre Desenho” também foi uma iniciativa gratuita do IAE para arte-educadores, famílias e demais interessados em expandir o repertório sobre Desenho.

Para tornar esses números possíveis, o IAE conta com uma Rede de Polos parceiros, que conecta artistas e arte-educadores interessados no estudo da arte e da cultura brasileira de todo o país. Em 2020 eram 34 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras do IAE de 33 cidades e 18 Estados do país. Em todo o ano, a Rede Arte na Escola realizou cerca de 90 ações, entre seminários, oficinas e palestras para educadores.

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