Instituto Avon constrói centro de referência contra o câncer de mama

Por: GIFE| Notícias| 25/02/2008

A Avon, que comemora 50 anos de Brasil, será a principal patrocinadora de novo e moderno centro de prevenção e detecção precoce do câncer no complexo do Hospital de Câncer de Barretos, com uma ala especial destinada ao câncer de mama

Dentre os sete novos projetos apoiados pelo Instituto Avon a partir deste ano, com a arrecadação da campanha Um Beijo pela Vida, está um de grande impacto para todo o País, apresentado pelo Hospital de Câncer de Barretos – que receberá a maior verba já destinada pelo instituto a um projeto promotor da detecção precoce do câncer de mama.

A instituição hospitalar, modelo na prevenção e tratamento de câncer no País, receberá R$ 6 milhões para investir na construção de um dos mais completos e modernos núcleos de prevenção e detecção precoce de câncer do Brasil. Ele terá 7,2 mil metros quadrados e será sediado na cidade de Barretos (SP), a 450 quilômetros da capital. O Instituto Avon patrocinará um andar exclusivamente dedicado ao câncer de mama, com 2,5 mil metros quadrados de área.

O novo centro, que deverá entrar em operação em 2010, receberá o nome da cantora Ivete Sangalo – artista que tem associado sua imagem e prestígio à captação de recursos para o prédio. Além da construção do centro, o projeto inclui a ampliação do serviço de rastreamento mamográfico na população feminina da região, que envolverá inclusive unidades móveis de mamografia.

O rastreamento passará a abranger cerca de 63 municípios da região de Barretos, São José do Rio Preto e Catanduva, atingindo cerca de 72 mil mulheres na faixa dos 40 aos 69 anos. Casos da doença encontrados serão direcionados para tratamento no próprio hospital.

“”A opção por investir em uma parceria tão grandiosa, com um centro de referência oncológica reconhecido pela excelência de suas práticas, demonstra nossa preocupação em colaborar para mudanças significativas, que alterem o cenário ainda muito complicado do câncer de mama no País””, diz Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

“”O Hospital de Câncer de Barretos é reconhecido não apenas dentro do Brasil, mas internacionalmente. O atendimento é praticamente todo voltado para pacientes do SUS, o que leva a população menos assistida a ter acesso a um padrão de serviço de primeiro mundo.””

Na ala patrocinada pela Avon, haverá toda a estrutura para exames clínicos, mamografia, ultra-som e biópsia, suporte para pesquisa, tele-medicina e uma avançada estrutura tecnológica que permitirá a realização de palestras, aulas e seminários em convergência digital. “”Certamente será um passo determinante para evitar a morte de muitas mulheres por causa dessa doença””, comenta o diretor médico da área de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, o oncologista Edmundo Mauad.

“”Avaliando os casos da doença que diagnosticamos em 2006, nas mulheres acompanhadas pelo rastreamento mamográfico que já realizamos, verificamos que 60% apresentaram o câncer em estágio inicial e apenas 3% em avançado – um índice próximo ao apresentado por países do primeiro mundo. Não houve nenhum caso de metástase. Isso mostra como o rastreamento mamográfico reduz muito os casos em que só se descobre a doença quando não há mais chances de cura””, explica Mauad.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional