Instituto Avon inaugura ambulatório de mastologia

Por: GIFE| Notícias| 30/07/2010

Salvador acaba de ganhar um dos mais modernos espaços de prevenção de câncer de mama do Estado. Foi inaugurado no último dia 15, o Ambulatório de Mastologia Instituto Avon, ala que faz parte do Hospital Aristides Maltez, instituição referência no diagnóstico e tratamento dessa doença no Brasil.

Nos próximos 18 meses, o projeto deve beneficiar mais de 62 mil mulheres de 413 municípios baianos, sendo que cerca de 30 mil farão parte do rastreamento mamográfico, com unidade móvel, realizado em 11 pequenas cidades distantes até 200 km da capital. Eventualmente o hospital também atende pacientes provenientes dos estados de Sergipe e Pernambuco.
“”Estamos muito felizes com a parceria LBCC-HAM/Avon, que propiciou a criação deste novo Ambulatório, que contará com modernas técnicas médico-cirúrgicas contra o câncer de mama””, afirma Dr. Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Baiana Contra o Câncer.
No final do ano passado, a instituição hospitalar, modelo na prevenção e tratamento de câncer no País, recebeu R$ 1,7 milhão do Instituto Avon, para investir na estruturação de um dos mais completos e modernos núcleos de prevenção e detecção precoce de câncer de mama da Bahia.
A doação é fruto da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que tem como estratégia atual para o combate à doença investir na estruturação de centros de prevenção de câncer de mama, com dinheiro arrecadado por meio da venda de produtos que apóiam a campanha, no folheto de cosméticos da Avon.
A Avon doa 7% do valor desses itens para a causa, enquanto revendedoras e revendedores autônomos são convidados a divulgar e vendê-los. Além disso, eles revendem as camisetas que apóiam a causa, cujo lucro se reverte integralmente para o combate ao câncer de mama. Até este ano, o Instituto Avon já investiu mais de R$ 25,9 milhões para promoção da detecção precoce do câncer de mama, em vários estados brasileiros.
Os números ainda assustam. Dez mil mulheres morrem no Brasil todos os anos porque em 60% dos casos o câncer de mama é detectado em estágios avançados. Entretanto, “o câncer de mama – uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil – tem cura e a principal aliada nesse sentido é a detecção precoce, que eleva para 98% a chance de sobrevivência”, alerta Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon.
Segundo dados do INCA, a Bahia teve 1.790 novos casos de câncer de mama em 2008, dos quais 710 casos novos em Salvador. Ao longo dos últimos anos observa-se que aproximadamente 30 a 35% dos casos de câncer no estado são atendidos e acompanhados no Hospital Aristides Maltez, e que 62% desses pacientes são provenientes do interior.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional