Instituto Avon realiza 700 mamografias gratuitas no Parque do Ibirapuera

Por: GIFE| Notícias| 27/10/2014

Outubro é o mês mundial de combate à mortalidade causada pelo câncer de mama. Há mais de 20 anos, a Avon apoia essa causa, realizando uma campanha mundial em mais de 100 países. No Brasil, a iniciativa acontece desde 2003 e é coordenada pelo Instituto Avon.

Em 2014, uma série de ações ligadas à campanha Avon contra o Câncer de Mama foram realizadas durante o Outubro Rosa – mês mundialmente conhecido como marco das ações ligadas ao câncer de mama. Ao todo, mais de 800 mobilizações aconteceram em várias partes do país.

Uma das mais importantes foi a ação Giro pela Vida, que aconteceu entre os dias 3 e 12 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção, sensibilizar e conscientizar a sociedade para a importância da saúde das mulheres e, principalmente, para a necessidade de todas as mulheres se prevenirem contra o câncer de mama.

A Giro pela Vida contou com uma programação cultural, educativa e preventiva, oferecendo diversas atrações gratuitas à população – todas remetendo à causa. Durante os dez dias de ação, uma roda gigante iluminada de cor-de-rosa ficou instalada no parque. Para andar na roda gigante, era necessário que os visitantes dedicassem alguns minutos para receber informações sobre a doença e os exames preventivos.

Enquanto a roda-gigante girava outras atrações aconteciam, como, por exemplo, o espetáculo de dança das águas da fonte multimídia, que durante o período também ficou cor-de-rosa. Além de proporcionar diversão e levar informação às pessoas, a Giro pela Vida também prestou um serviço importante à sociedade, realizando mamografias gratuitas em mulheres com mais de 40 anos. As mamografias foram realizadas dentro de uma carreta do Hospital Câncer de Barretos, parceiro da ação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados da inciativa foram muito positivos. No total 700 mamografias foram realizadas e, ao todo, mais de 40 mil visitantes, o dobro do ano anterior, foram impactados com informações sobre a doença e exames preventivos.

Na primeira edição, recebemos 20 mil pessoas e, dessa vez, conseguimos impactar o dobro de pessoas. Nossa ideia é que, a cada ano, mais mulheres tenham consciência do risco da doença e saibam da importância da detecção precoce”, comentou Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon.

Em um rápido bate-papo com o redeGIFE, Lírio Cipriani comentou a inciativa. Confira:

redeGIFE: Qual o objetivo de todo esse trabalho?

Lírio Cipriani: A iniciativa tem como objetivo salvar vidas de mulheres por meio da promoção da detecção precoce do câncer de mama, incentivando a multiplicação de informação e projetos que facilitem e agilizem o acesso aos exames, como a mamografia, e diminuam o tempo para se chegar ao diagnóstico e ao tratamento. Queremos chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda morrem por causa dessa doença, e o maior acesso aos exames preventivos pode mudar este cenário.

redeGIFE: Que ação você destacaria na campanha de 2014?

Lírio Cipriani: A ação batizada de Giro pela Vida foi destaque dentro do conjunto de mobilizações da campanha Avon contra o Câncer de Mama, que aconteceram em várias partes do país ao longo do mês de outubro. A roda-gigante cor-de-rosa tem uma grande simbologia, representa os altos e baixos da mulher que enfrenta o câncer de mama, e mostra a necessidade dela receber apoio da família e amigos. Além da diversão e da informação, houve um serviço importante no espaço. Diariamente, ficou disponível uma unidade móvel de mamografia para mulheres com mais de 40 anos, que puderam realizar o exame gratuitamente. Entre os dias 3 e 12 de outubro, foram realizadas 700 mamografias e mais de 40 mil pessoas receberam informações sobre a doença.

redeGIFE: Como o desenvolvimento de ações focadas na área da saúde da mulher se tornou um dos pilares de atuação do Instituto Avon?

Lírio Cipriani: A Avon acredita que nenhuma mulher pode de fato se considerar fortalecida e autônoma sem que sua saúde e segurança estejam garantidas. Também acredita que a mulher é o centro da transformação em famílias e comunidades, uma força geradora de desenvolvimento coletivo. Criado em 2003 com foco no fortalecimento da mulher, o Instituto Avon apoia ações concretas em favor do enfrentamento da violência doméstica e da detecção precoce do câncer de mama. Especificamente sobre o câncer de mama, das doações de mamógrafos à construção de centros de prevenção, os projetos já beneficiaram mais de 2 milhões de brasileiras. Essa frente tem duplo objetivo: promover o rastreamento e agilizar o atendimento de mulheres inseridas no grupo de maior incidência da doença (as que têm entre 50 e 69 anos).

Para saber mais sobre a ação Giro pela Vida, acesse o site da campanha. Informações sobre outras iniciativas do Instituto Avon podem ser encontradas no site da organização.

O Instituto Avon é associado GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional