Instituto Ayrton Senna apresenta resultados de programa educacional

Por: GIFE| Notícias| 04/07/2005

No último dia 17 de junho, a Secretaria de Educação do estado de São Paulo promoveu o Grande Encontro de Decisores, evento no qual foram apresentados os resultados do Programa SuperAção Jovem, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Instituto Vivo e a LIDE/EDH (Grupo de Líderes Empresariais/Empresários pelo Desenvolvimento Humano).

O objetivo do encontro foi mobilizar dirigentes de ensino e diretores de escolas para ampliar e consolidar o programa, além de formar diretores para compreenderem o que é o SuperAção Jovem. Na ocasião, jovens discutiram com a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e com o secretário de educação do estado, Gabriel Chalita, suas experiências à frente dos projetos de suas escolas. Além disso, houve uma aula magna com Antônio Carlos Gomes da Costa sobre educação para o desenvolvimento humano de jovens e a entrega da medalha “”Atitude Senna”” para os 23 profissionais que obtiveram os melhores resultados na implementação da iniciativa.

O SuperAção Jovem é parceiro do Programa Escola da Família, do governo de São Paulo, desde a sua implantação, há dois anos. A iniciativa já está consolidada em mais de 2 mil escolas públicas, atingindo atualmente mais de 100 mil jovens. Suas atividades envolvem o preparo de educadores e gestores escolares para que reconheçam o potencial da juventude. Os participantes são incentivados a ser protagonistas de soluções efetivas para os problemas de suas comunidades.

Um dos instrumentos pedagógicos e mobilizadores é o Game SuperAção. Os jovens reúnem-se em equipes, elegem o problema a ser enfrentado na escola ou na comunidade, elaboram um projeto e o inscrevem no jogo. Durante a dinâmica, eles são estimulados a refletir sobre questões pessoais e aquelas que envolvem o convívio em grupo, as diferenças, a importância da aquisição e criação de conhecimentos e a preparação para entrar e permanecer no mercado de trabalho.

O índice de violência nas escolas participantes caiu significativamente: 55,4% nas ocorrências de agressão física e 57,3% nas ameaças a professores, alunos ou funcionários feitas por alunos. O número de homicídios zerou e registra-se também a diminuição de 85,7% no porte de drogas e 62,7% no consumo, além de 62,9% no porte de armas e 42,2% nos furtos. As ocorrências contra as instalações escolares também caíram: as depredações diminuíram em 43% e as pichações, 33%.

O SuperAção Jovem também está implementado nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará, numa aliança entre os institutos Ayrton Senna e Vivo. Em 2005, o programa deve atingir 194 mil jovens, de 2.230 escolas, em 492 municípios.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional