Instituto Ayrton Senna, Canal Futura e Microsoft lançam programa

Por: GIFE| Notícias| 28/02/2005

Na última quinta-feira (24/2), o Canal Futura – iniciativa de 14 parceiros, entre eles as fundações Bradesco, Itaú Social e Vale do Rio Doce, o Instituto Ayrton Senna e a Microsoft lançaram a série televisiva Escola Digital. O objetivo é estimular a inclusão digital, especialmente no contexto escolar, apresentando a informática como ferramenta para o ambiente escolar e para a vida comunitária.

Também se pretende promover a formação de monitores voluntários, baseada no conceito de protagonismo juvenil. Para isso, o público-alvo do projeto participou de todas as etapas de criação da série. São jovens que integram o Geração Futura e o Mobilização Comunitária, iniciativas do Futura. Um programa-piloto foi exibido para grupos focais compostos por alunos dos ensinos fundamental e médio de Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Recife (PE).

Os resultados de uma pesquisa qualitativa permitiram ajustes que tornaram a série mais próxima da realidade escolar. O som ambiente da escola ganhou mais vida e foi dado mais destaque à participação dos alunos na implantação de um laboratório de informática.

A série Escola Digital é protagonizada por quatro personagens que lidam com a informática em seu dia-a-dia, de diferentes formas, em uma escola fictícia. Profissionais e alunos de escolas reais que já desenvolvem ações em seus laboratórios de informática darão dicas e informações importantes para que os personagens aprimorem projetos pessoais e escolares.

Além dos 13 episódios transmitidos pelo Canal Futura, professores e alunos contam com um site (www.programaescoladigital.org.br), no qual têm acesso a todo o conteúdo do programa e podem trocar experiência e conhecimento por meio de um blog.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional