Instituto BRF apoia ação de limpeza do Rio Taquari no RS

Por: Instituto BRF| Notícias| 02/05/2022

Colaboradores da BRF se mobilizaram no dia 23 de abril para ajudar na limpeza do Rio Taquari e suas margens. A ação Viva o Taquari – Antas Vivo, que ocorre há 15 anos no Rio Grande do Sul, tem participação ativa de voluntários e voluntárias das unidades de Lajeado e Arroio do Meio.

“O uso racional da água e sua preservação é parte do dia a dia das unidades da BRF. Além das ações internas para redução no consumo de água potável nas unidades, buscamos também contribuir com ações fora da empresa, visando a preservação do meio ambiente e o envolvimento com a comunidade”, explica Paulo Lesskiu, gerente industrial da unidade de Lajeado.

Cerca de 100 colaboradores da Companhia, com apoio do Instituto BRF, ajudaram no recolhimento de resíduos encontrados ao longo de diferentes cidades por onde passa o Rio Taquari. De acordo com a coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, Gilmara Scapini, responsável pelo projeto coordenado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a BRF soma suas forças na concretização da ação, estando entre uma das maiores empresas em número de voluntários atuantes na ação. Nas 14 edições já realizadas, cerca de 43 toneladas de resíduos já foram retiradas da natureza.

Um destes voluntários é o operador da área de tratamento de efluentes e de água da unidade da BRF de Lajeado, Maico Herrmann. Além de participar ativamente das ações em prol do Rio Taquari, faz parte de sua rotina garantir que as operações estejam em acordo com os compromissos de sustentabilidade da empresa.

“Sempre que posso, ajudo em atividades de voluntários, transmitindo às pessoas ao meu redor o bem que podemos fazer se nos preocuparmos na preservação da Taquari”, diz Herrmann.

Antes de os voluntários entrarem em ação, eles participam de um treinamento sobre como fazer a separação e destinação correta do material coletado, sobre sustentabilidade e outros temas. “A conscientização para questões de sustentabilidade é um dos focos da ação, e não apenas a retirada dos resíduos”, destaca Gilmara. “Procuramos ver, juntamente com eles, o que tudo isso tem de relação com a própria visão da companhia onde atuam. Quando a empresa tem essa visão e esse propósito, os colaboradores costumam se identificar mais com o tema”, conclui Gilmara.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional