Instituto Buriti lança livro cinema em comunidades de baixa renda

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2014

No dia 1º de dezembro acontecerá o lançamento do livro “Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil: 10 anos levando cinema a escolas públicas e comunidades de baixa renda”. A publicação, editada pelo Instituto Buriti, conta a trajetória dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, que há 10 anos vêm trabalhando com projetos sociais de cinema por todo Brasil. O evento será realizado às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Os dois cineastas sempre acreditaram no poder do cinema e do audiovisual como ferramenta para a educação. Por isso, o livro foi pensado com o objetivo de inspirar educadores e embasar políticas públicas na área da educação e do cinema, reunindo os resultados conquistados pelos projetos ao longo de dez anos de trabalho.

Ao todo, foram percorridos 116.509 km em estradas, levando cinema brasileiro a 759 bairros de periferia, onde foram realizadas 7439 sessões de cinema para 1.355.403 brasileiros. Dezoito estados e o Distrito Federal foram visitados pelo Cine Tela Brasil, que colocou brasileiros de várias idades pela primeira vez numa sala de cinema. A publicação também traz um registro sobre as Oficinas Tela Brasil, que impactaram mais de três mil estudantes de baixa renda, em 121 oficinas, onde foram realizados 407 curtas-metragens, e conta com artigos do cantor Emicida, do crítico de cinema Ricardo Calil e da filósofa Viviane Mosé.

“Trata-se de uma publicação que busca, por meio de histórias e personagens reais, inspirar educadores a lançarem mão do audiovisual no desenvolvimento dos alunos”, afirma Laís Bodanzky. “O desejo era fazer uma edição comemorativa dos 10 anos de projetos que nascesse com uma vocação maior do que preservar nossa memória. Criamos os projetos, mas eles foram realizados por uma equipe enorme e apaixonada. Impactaram muita gente. O livro deveria trazer tudo isso e ainda ajudar os leitores a olhar para frente, vislumbrando o que iniciativas que usam o audiovisual podem fazer pela educação do País”, complementa Luiz Bolognesi.

O livro será distribuído gratuitamente para escolas públicas e instituições de ensino em todo o país, além de ter uma parte vendida na livraria do MIS, por R$ 30,00.

O evento de lançamento contará com a exibição do documentário Cine Mambembe, além de sessões de 12 curtas-metragens produzidos nas Oficinas Tela Brasil e a estreia do documentário “Cine Tela Brasil: dez anos de cinema nas quebradas”.

Instituto Buriti

Criado no início de 2014, o Instituto Buriti foi idealizado por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi com objetivo de promover a integração entre o audiovisual e a educação. A ideia é incentivar a implementação de núcleos de audiovisual em escolas públicas do Brasil. O Instituto vai levar oficinas educativas de alfabetização audiovisual para escolas públicas e, a partir destas oficinas, semear projetos audiovisuais no contraturno de escolas.

O projeto está sendo realizado em forma de piloto em 10 escolas públicas desde o começo do ano. Neste primeiro ano, as atividades do instituto estão sendo realizadas nas cidades de São Paulo (SP), Registro (SP), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (BH), Cocal dos Alves (PI), Salvador (BA) e Seabra (BA).

Serviço

Maratona Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil no MIS

Data – 1o de dezembro

Ingressos – grátis, retirar na bilheteria do Museu

Programação – 16h – exibição Cine Mambembe: o cinema descobre o Brasil; 17h15– exibição de 12 curtas-metragens produzidos nas Oficinas Tela Brasil;

19h – lançamento do livro “Cine Tela Brasil e Oficinas Tela Brasil: 10 anos de cinema na periferia do País”

Local – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo (SP)

Para obter mais informações acesse o site da Buriti Filmes.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional