Instituto C&A estimula alfabetização em creche

Por: GIFE| Notícias| 26/02/2007

O Instituto C&A, por meio de seu Programa Prazer em Ler, deu início a um trabalho que poderá acelerar a alfabetização das crianças atendidas na creche da Associação Maria Flos Carmeli, na Baixada do Glicério, na Liberdade, em São Paulo.

.A creche foi criada em 2004 pela freira Derly Fabres para atender, em período integral, os filhos dos catadores de papel da região e completa três anos neste mês de fevereiro. No início eram cerca de 50 crianças, agora são 100. Além do instituto, a entidade recebe apoio da Associazione Umanitaria Maria Flos Carmeli e da Prefeitura de São Paulo.

As crianças atendidas pela creche moram em depósitos de material reciclado e têm em comum uma realidade que passa muitas vezes por violência, desnutrição e abandono. “”Com o decorrer da semana sentimos que elas vão se acalmando, mas na segunda-feira elas estão bastante agressivas, devido aos problemas que passam em casa””, diz a coordenadora da Associação, Ana Maria de Paula e Silva.

A creche criou a partir do Prazer em Ler, o projeto Ler e Brincar é Só Começar que também promove a integração da criança com os pais, que participam de leituras e das atividades desenvolvidas no local. Isso tem incentivado a alfabetização de muitos deles.

O Prazer em Ler oferece cursos de capacitação para os coordenadores, educadores da creche e para os 15 voluntários da empresa que trabalham no local. Os cursos envolvem treinamento para lidar com os pais e os voluntários são convidados a conhecer a realidade das famílias. Há ainda atividades passeios com as crianças e educadores e palestras com autores como Pedro Bandeira e Ziraldo.

O Instituto C&A montou também, a partir de uma pesquisa com os professores, uma brinquedoteca, que conta com cerca de 600 livros, e o bazar que funciona ao lado da creche – onde vende-se roupas e artigos mais baratos para a população local.

Para mais informações, acesse: www.institutocea.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional