Instituto C&A ganha menção honrosa em premiação

Por: GIFE| Notícias| 28/09/2009

O programa “”Prazer em Ler”” do Instituto C&A ganhou menção honrosa no prêmio Vivaleitura, que é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC), e que integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Outros dois projetos desenvolvidos em parceria com o Instituto C&A, por meio do Prazer em Ler, também receberam menções honrosas: a Flipinha, de Paraty (RJ), em parceria com a Associação Casa Azul, e Parada Cultural – Biblioteca Popular 24 Horas (Brasília-DF), com a organização T-Bone Açougue Cultural.

O prêmio Vivaleitura foi criado com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. É composto pelas categorias “”Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias””, “”Escolas Públicas e Privadas”” e “”Sociedade””, na qual se inserem ONGs, pessoas físicas, instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas.

A menção honrosa é concedida, dentro da categoria “”Sociedade””, a projetos que se destacam por sua abrangência, permanência e relevância, desenvolvidos por empresas e que tenham como foco a formação de mediadores de leitura. A distinção abrange programas e projetos de apoio, formação e patrocínio na área de leitura.

Os vencedores dessas três categorias serão conhecidos no dia 22 de outubro, data da entrega do prêmio, em São Paulo (SP). Ao mesmo tempo, os 15 trabalhos finalistas e indicados para a menção honrosa da edição 2009 serão objeto de uma publicação.

O Instituto C&A criou em 2006 o programa Prazer em Ler, com o objetivo de promover e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Atualmente, 37 organizações sociais em todo o país participam do programa. Desde sua criação, o Instituto C&A já destinou R$ 19,5 milhões às ações do programa.

As atividades do programa estão organizadas em torno de três frentes: desenvolvimento de projetos de leitura em diferentes espaços institucionais (ONGs, escolas, bibliotecas e outros); disseminação da importância da leitura e de boas práticas na área; e articulação de agentes sociais que podem atuar na promoção da leitura.

Os objetivos estratégicos do programa estão em sintonia com aqueles traçados pelo Plano Nacional do Livro e da Literatura (PNLL), criado em 2006 pelo Governo Federal. São eles: formar leitores, com aumento do índice nacional de leitura e do seu nível qualitativo; a implantação de bibliotecas; a concessão de prêmio anual de reconhecimento a projetos e ações; expansão permanente do número de salas e ambientes diversificados voltados à leitura; e elevação significativa do índice de empréstimos de livro em biblioteca.

O programa Prazer em Ler também contempla o envolvimento de voluntários, que são associados da C&A. Eles passam por formação para atuarem como mediadores de leitura para jovens e crianças e são incentivados a ampliar seu repertório literário. Para isso, têm acesso a bibliotecas instaladas e disponíveis em todas as lojas da empresa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional