Instituto C&A lança nova edição do concurso Escola de Leitores
Por: GIFE| Notícias| 05/08/2011O Instituto C&A, que este ano completa 20 anos de atuação para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, lança a segunda edição do concurso Escolas de Leitores. As inscrições para o concurso, que abrangerá as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Natal (RN), acontecerão entre os dias 1º de agosto e 23 de setembro.
Para participar do concurso, professores, representantes ou membros de escolas das redes municipais de ensino deverão enviar projetos de incentivo à leitura literária e formação de leitores de literatura por meio do site do Instituto C&A: www.institutocea.org.br/concurso. Serão aceitas propostas voltadas à educação infantil, ao ensino fundamental e médio, e à educação de jovens e adultos (EJA). Os projetos poderão estar em fase de implementação ou aprimoramento e deverão ter como base os eixos espaço, acervo, mediação e gestão de projetos de leitura.
Serão selecionados até sete projetos de escolas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e cinco projetos de escolas nas cidades de Porto Alegre e Natal. Cada escola receberá até R$12 mil para o desenvolvimento do projeto de leitura, bem como formação e acompanhamento técnico para a implementação da proposta. Os selecionados ganharão, ainda, uma viagem de intercâmbio para a Colômbia, país que tem se firmado como referência em promoção da leitura na América Latina, particularmente por seu sistema de bibliotecas públicas.
Inscrições de 1º de agosto
A primeira edição do concurso Escola de Leitores foi realizada em 2009, abrangendo as localidades de Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal/Parnamirim (RN). As escolas selecionadas receberam aporte financeiro e formação técnica para a implementação de projetos de fomento à leitura. Além disso, 41 professores realizaram intercâmbio à Colômbia. Foram beneficiadas 22 escolas, cerca de 9 mil crianças, mais de 5,5 mil jovens, 21 educadores mediadores da leitura e 560 professores.