Instituto C&A lança nova edição do concurso Escola de Leitores

Por: GIFE| Notícias| 05/08/2011

O Instituto C&A, que este ano completa 20 anos de atuação para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, lança a segunda edição do concurso Escolas de Leitores. As inscrições para o concurso, que abrangerá as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Natal (RN), acontecerão entre os dias 1º de agosto e 23 de setembro.

A ação tem como objetivo mobilizar as comunidades escolares para a implantação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura nas redes públicas de educação do país.
O concurso Escola de Leitores é uma ação do programa Prazer em Ler do Instituto C&A. O programa parte do princípio de que “ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”. O Instituto C&A acredita que o acesso à literatura desenvolve um papel importante na construção da cidadania, pois a experiência com o texto literário apoia o sujeito em seu processo de inserção na sociedade. Além disso, a cada leitura são estabelecidas novas possibilidades para o leitor olhar e compreender seu universo particular e seu lugar no mundo.

Para participar do concurso, professores, representantes ou membros de escolas das redes municipais de ensino deverão enviar projetos de incentivo à leitura literária e formação de leitores de literatura por meio do site do Instituto C&A: www.institutocea.org.br/concurso. Serão aceitas propostas voltadas à educação infantil, ao ensino fundamental e médio, e à educação de jovens e adultos (EJA). Os projetos poderão estar em fase de implementação ou aprimoramento e deverão ter como base os eixos espaço, acervo, mediação e gestão de projetos de leitura.

Serão selecionados até sete projetos de escolas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e cinco projetos de escolas nas cidades de Porto Alegre e Natal. Cada escola receberá até R$12 mil para o desenvolvimento do projeto de leitura, bem como formação e acompanhamento técnico para a implementação da proposta. Os selecionados ganharão, ainda, uma viagem de intercâmbio para a Colômbia, país que tem se firmado como referência em promoção da leitura na América Latina, particularmente por seu sistema de bibliotecas públicas.

O concurso Escola de Leitores será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes. O Instituto C&A contará também com a assessoria de quatro organizações na formação e acompanhamento técnico para a implementação dos projetos de leitura nas escolas vencedoras: em São Paulo, o Centro de Estudos A Cor da Letra; no Rio, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); em Porto Alegre, o Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Cirandar; e em Natal, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

Inscrições de 1º de agosto
A primeira edição do concurso Escola de Leitores foi realizada em 2009, abrangendo as localidades de Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal/Parnamirim (RN). As escolas selecionadas receberam aporte financeiro e formação técnica para a implementação de projetos de fomento à leitura. Além disso, 41 professores realizaram intercâmbio à Colômbia. Foram beneficiadas 22 escolas, cerca de 9 mil crianças, mais de 5,5 mil jovens, 21 educadores mediadores da leitura e 560 professores.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional