“Instituto C&A lança “”Programa Desenvolvimento Institucional”””

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2009

Identidade, credibilidade, impacto social, gestão e mobilização de recursos são alguns dos desafios enfrentados pelas instituições sociais. Ao considerar estes elementos e inspirado nas experiências de um conjunto de projetos sociais apoiados, ao longo de 18 anos, o Instituto C&A lançou o programa Desenvolvimento Institucional, em Olinda, Pernambuco.

A iniciativa busca a sustentabilidade das organizações, com ações articuladas que assegurem a sua autonomia, contribuam para o seu fortalecimento e, por conseqüência, com o desenvolvimento social. Assim, o programa pretende promover aprendizagens, troca de conhecimento e incentivar a produção e disseminação de conteúdos na área de desenvolvimento institucional.

Nos dias 19 e 20 de maio também será realizado, em Olinda, o primeiro seminário do programa, intitulado “”Diálogo Ampliado””, com os representantes de 11 organizações sociais para integrar este primeiro ciclo do Desenvolvimento Institucional. O evento também será uma oportunidade para que as organizações possam trocar as primeiras experiências.

As 11 instituições apoiadas, de várias regiões do país, são as seguintes:

Ação Comunitária do Espírito Santo (ES), Ação Empresarial pela Cidadania /AEC (PE), Aliança Interage (PE), Associação Barraca da Amizade (CE), Associação Imagem Comunitária-AIC (MG); Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável-ADEIS (AM), Centro de Educação Comunitária Rural-Cecor (PE), Instituto de Ação Comunitária /ICOM (SC), Instituto de Cidadania Empresarial-ICE (MA), Observatório de Favelas (RJ) e Sociedade Alfa-Gente (SC).

O valor de investimento direto nestes projetos somam cerca de um milhão de reais no ano de 2009.

“”O programa inova à medida em que enxerga as organizações de forma integral, muito além dos seus projetos. Ele pretende instigar e refletir junto às instituições sobre fatores de desenvolvimento, questões internas, e a relação destes elementos para a sustentabilidade de sua missão, sua ação social e seu potencial de transformação””, diz a gerente de Desenvolvimento Institucional e Comunitário, Janaina Jatobá.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional