Instituto C&A promove encontro literário

Por: GIFE| Notícias| 02/09/2011

Biblioteca e formação de leitores é o tema que norteará o próximo encontro do seminário de leitura Conversas ao Pé da Página a ser realizado na próxima terça-feira, 13 de setembro, no auditório Paulo Autran do SESC Pinheiros. A colombiana Silvia Castrillón comporá a mesa como convidada internacional ao lado da brasileira Maria Zenita Monteiro.

Castrillón é especialista em políticas públicas relacionadas à leitura e escrita com participação da sociedade civil, além de ser presidente da Associação Colombiana e Leitura e Escrita (Asolectura). Formou-se em Biblioteconomia em Medelín (Colômbia) e especializou-se em Educação na França. Durante os anos em que dirigiu a Fundação para o fomento à Leitura (Fundalectura), nos anos 1990, recebeu o prêmio IBBY ASAHI, a mais importante distinção outorgada ao trabalho na promoção de leitura. Atualmente participa do comitê executivo da IBBY (International Board on Books for Young People) e é consultora de organismos internacionais como a UNESCO e a ONU.

A brasileira Maria Zenita Monteiro que acompanhará a colombiana nas conversas é diretora da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Sua atuação em bibliotecas públicas da cidade paulistana vem desde 1977, de modo que desenvolveu larga experiência principalmente em bibliotecas infanto-juvenis exercendo funções como a de supervisora e diretora da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo. Em 2008 recebeu o prêmio Vivaleitura na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias por conta da coordenação que realiza há 6 anos no Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.

Nas conversas passadas a discussão a respeito da literatura infantil e juvenil – com a presença da argentina Cecília Bajour e de João Luis Ceccantini – chamou atenção para a importância da crítica literária nessa área e de seu papel para ajudar a nortear a escolha dos livros por parte de mediadores e bibliotecários, muitas vezes pautada apenas pelos catálogos das editoras. Pois as conversas do dia 13 de setembro focarão justamente no papel da biblioteca para democratizar o acesso ao livro e à leitura, de modo a fomentar a formação crítica e a expressão cultural da sociedade.

Quais as diferentes funções são e devem ser desempenhadas pelas bibliotecas escolares, municipais, comunitárias? Como se deram as transformações históricas nesses espaços públicos? Quais as diferenças entre as políticas públicas de fomento a programas de desenvolvimento das bibliotecas nos diferentes países latino-americanos? Como ampliar a familiaridade com a biblioteca e a leitura em países de amplas desigualdades sociais e culturas iletradas? Qual a importância da formação do leitor literário justamente no combate a essas desigualdades? Essas e outras questões serão debatidas pelas convidadas e pelo público, que contará com a exposição de experiências práticas realizadas em bibliotecas.
Sobre as Conversas ao Pé da Página
São 6 encontros no total, sempre às terças-feiras no período da tarde (das 13h30 às 18h). Sempre trazendo palestrantes internacionais – primordialmente latino-americanos –, mediadores nacionais e convidados para apresentar experiências práticas a respeito do tema abordado, o intuito é incentivar a troca de conhecimentos e a atividade leitora, estabelecendo um intercâmbio com outras experiências realizadas neste âmbito na América Latina.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site do evento – www.conversapepagina.com.br – a cada novo encontro. Para a próxima conversa, Biblioteca e formação de leitores, as inscrições devem ser feitas entre até 29 de agosto para os inscritos no evento anterior e entre 30 de agosto e 10 de setembro para os demais interessados. Os que tiverem participação em 85% das atividades receberão um certificado ao final do ciclo.
Organizado e concebido pela Revista Emília – leitura e literatura para crianças e jovens – e A Cor da Letra – Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude – o CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA é uma realização do SESC São Paulo- SESC Pinheiros e conta com a parceria do Instituto C&A e da Coordenadoria de Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Fundação Banco do Brasil, Instituto Tomie Othake, Jogo de Amarelinha, Instituto Ecofuturo, Instituto Lambari, Instituto Foco e Astro Café.
Serviço
Onde: SESC Pinheiros, Teatro Paulo Autran (Rua Paes Leme, 195, São Paulo – SP). Quando: 16 de agosto
Quanto: Gratuito
Informações: www.conversapepagina.com.br ou no telefone (11) 3817.4490

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional