Instituto C&A promove intercâmbio no Vale do Jequitinhonha (MG)

Por: GIFE| Notícias| 15/07/2011

O Instituto C&A promove, entre os dias 16 e 22 de julho, o Intercâmbio Comunitário 2011, no Vale do Jequitinhonha (MG). Participarão 17 voluntários de diferentes regiões do país, que integram o programa Voluntariado. A ação tem como objetivo auxiliar a comunidade local e contribuir para a formação voluntária do grupo. A iniciativa conta com apoio do Projeto Bagagem e Centro Popular da Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

O intercâmbio ficará concentrado na cidade de Araçuaí, com passagens pelas comunidades rurais de Olinto Ramalho e Alfredo Graça, localizadas no município. Durante a ação, os voluntários desenvolverão projetos com foco na educação popular aplicada ao conceito e prática da sustentabilidade. A programação contempla ações voluntárias com públicos de diferentes idades.

Entre as atividades, destaque para o trabalho dos voluntários com tecnologias agrícolas sustentáveis – como produção de tinta de terra -, além de atividades educativas como roda de leitura e história, troca gastronômica, troca de presentes confeccionados com as famílias, pintura com tinta de terra e celebração com roda de viola. Ao final, os participantes repassarão para suas equipes todo o conhecimento adquirido durante a ação.

O programa Voluntariado nasceu em 1991, junto com o Instituto C&A, respondendo a uma diretriz da empresa C&A de oferecer a seus funcionários oportunidade de participação social e comunitária nas localidades onde a empresa atua. Hoje, o programa mobiliza 5 mil funcionários para a realização de atividades lúdicas – mediação da leitura, brincadeiras e o uso de brinquedos populares – com crianças de 0 a 6 anos em instituições como creches e pré-escolas.
Para desenvolver as atividades, os voluntários participam de um programa de formação durante o ano, com encontros com o corpo técnico do Instituto C&A. Eles também recebem materiais de apoio para a atuação com as crianças: uma mala com livros de literatura infantil, fantoches, CDs de cantigas de roda, um almanaque com um cardápio de atividades para desenvolver com as crianças. Há ainda um guia para fomentar a reflexão dos voluntários sobre seu papel junto às instituições de educação infantil.
Mais informações no Portal dos Voluntários, do Instituto C&A: http://voluntarios.institutocea.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional