Instituto C&A realiza debate mobilização de recursos

Por: GIFE| Notícias| 20/07/2009

Aliar a captação de recursos ao desenvolvimento institucional de uma organização social. Esta é principal discussão que o Instituto C&A promoverá durante o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos. Com o tema “”Nem tudo são flores: Quando a captação de recursos não promove desenvolvimento institucional””, o debate será realizado no dia 21 de julho, das 9h às 10h30, no Teatro Tucarena, na PUC-SP.

O encontro, em formato de “”roda-vida””, servirá para que as organizações discutam sobre sustentabilidade. “”A importância do debate consistirá na troca de experiências entre as ONGs e a reflexão sobre a missão, a ação social e o potencial de transformação de cada uma delas, além de ser um espaço para discutir temas de extrema importância para todas as instituições, que envolve a questão da sustentabilidade institucional a longo prazo””, afirma o diretor-presidente do Instituto C&A, Paulo Castro. Trata-se de uma das atividades apoiadas pelo Programa Desenvolvimento Institucional, do Instituto C&A.

Entre as organizações participantes do debate, estão: Ação Educativa (SP), Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES), Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), Oxfam, entre outras.

Para Maria Helena Escovedo, superintendente da Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES), nunca houve um desenvolvimento da organização nesse sentido. “”Vamos participar de um debate com organizações de diferentes partes do Brasil. Queremos ouvir experiências de sucesso em outros locais para tentar adaptá-las à nossa realidade. Já o coordenador do programa de cultura da Ação Educativa, Eleilson Leite, apresentará um case de sucesso de captação em parceria entre a ONG e a Global Editora. “”Iremos mostrar para o público que é possível realizar uma parceria de sucesso entre duas esferas diferentes””, aponta.

Na opinião de Lucia Dellagnelo, coordenadora geral do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), o encontro permitirá o conhecimento de novas formas de relacionamento com empresas e entidades públicas para a captação de recursos e o desenvolvimento das instituições. O assessor de políticas, Plínio Pereira, da Oxfam, acredita que o debate será uma forma de refletir novas alternativas nas parcerias, a fim de promover maior sustentabilidade das organizações.

Além destas instituições, mais 20 organizações apoiadas por outros programas do Instituto C&A foram contempladas com bolsas para participarem do evento em São Paulo.

O Festival Latino-Americano de Captação de Recursos, que ocorre entre os dias 20 e 22 de julho, em São Paulo, reunirá profissionais brasileiros e estrangeiros para discutir estratégias inovadoras de captação de recursos.

Para saber mais sobre o Festival, acesse o site do evento.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional