Instituto Camargo Corrêa firma parceria com BNDES para projetos de inclusão social
Por: GIFE| Notícias| 10/02/2011O BNDES e o Instituto Camargo Corrêa (ICC) assinam nesta quinta-feira (10.02) um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para financiar ações do programa Futuro Ideal, cujo objetivo é estimular o empreendedorismo e aumentar as chances de inserção de jovens de 16 a 29 anos no mercado de trabalho. Ao longo de cinco anos, serão investidos R$50 milhões de reais – metade do valor será fornecida pelo BNDES e a outra metade, pelo ICC, como contrapartida, em contratos anuais de R$10 milhões.
O objetivo é expandir a atuação do Futuro Ideal, presente hoje em 32 municípios. Grupos produtivos, ONGs e instituições locais recebem aportes do Instituto para desenvolver trabalhos que ajudem a melhorar a renda e as condições de vida de microempreendedores e empresas familiares. “Os resultados atingidos pelo Futuro Ideal demonstram que é possível modificar uma realidade com base no incentivo. A parceria ajudará microempreendedores e pequenos grupos produtivos em localidades diversas, favorecendo nossa estratégia de incentivar o desenvolvimento territorial sustentável”, afirma o diretor executivo do ICC Francisco Azevedo.
Os recursos do Acordo, provenientes do BNDES Fundo Social e não reembolsáveis, servirão para financiar iniciativas no Norte, Nordeste, em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de áreas de influência de grandes projetos já financiados pelo BNDES. Estão inclusos também municípios e microrregiões relacionados ao Programa Territórios da Cidadania, iniciativa do governo federal cuja meta é superar a pobreza e gerar renda no meio rural.
“”A erradicação da pobreza extrema passa por dar acesso a serviços básicos de saúde, educação e assistência, como a inclusão no mercado de trabalho, com a criação de oportunidades de geração de renda que sejam permanentes após esse apoio inicial”” complementa o Diretor da Área de Inclusão Social do BNDES, Elvio Gaspar.
Após a assinatura do acordo para o ano de 2011, será formado um Grupo Técnico de Trabalho, composto por membros das duas instituições. Este grupo visitará as áreas a serem beneficiadas, as quais foram definidas no Plano Anual de Investimentos do ICC, e conversará com os agentes locais, a fim de estruturar as estratégias dos projetos. Três visitas já estão marcadas: no dia 17 de fevereiro, a equipe visitará o município de Alpestre, no Rio Grande do Sul, para avaliar um projeto de beneficiamento mínimo de mandioca e hortaliças. No dia seguinte, seguem para Águas de Chapecó e São Carlos, em Santa Catarina, onde o ICC apoia projetos de desenvolvimento da cadeia de apicultura. Por fim, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a equipe estará em Cabo de Santo Agostinho, no Pernambuco, para identificar oportunidades de projetos na área.
Sobre o Futuro Ideal
O propósito do Programa Futuro Ideal é estimular o empreendedorismo e aumentar as possibilidades de inclusão de jovens de 16 a 29 anos no mercado de trabalho. A iniciativa pretende não apenas desenvolver competências necessárias para a inserção dessas pessoas em um emprego formal, mas também criar condições para que possam se organizar em cooperativas ou montar um empreendimento próprio. Sempre que possível, a ideia é aproveitar a rede de relacionamento das empresas do Grupo Camargo Corrêa em benefício desses jovens. As ações são desenhadas em sintonia com a economia local. Um exemplo é o projeto Tempo de Empreender, realizado em parceria com a construtora Camargo Corrêa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no interior de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo elevar a renda e melhorar as condições de vida de grupos de agricultores familiares, capacitando-os para que produzam alimentos com melhor qualidade e mais eficiência.
Locais onde há projetos Futuro Ideal
Porto Velho (AM); Candeias do Jamari (RO); Nova Mamoré (RO); Guajará Mirim (RO); Tapurah (MT); Lucas do Rio Verde (MT); Nova Mutum (MT); Nortelândia (MT); Natividade (RJ); Santo Antonio do Grama (MG); Paracatu (MG); Campinas (SP); Tucuruí (PA); Fortaleza (CE); São Paulo (SP); Paulista (PE); Ipojuca (PE); Curitiba (PR); Cubatão (SP); Nossa Senhora do Socorro (SE); Davinópolis (GO); Campo Alegre de Goiás (GO); Catalão (GO); Cristalina (GO); Pedro Leopoldo (MG); Americana (SP); São José dos Campos (SP); Apiaí (SP); Araucária (PR); Águas de Chapecó (SC); São Carlos (SC); Alpestre (RS)