Instituto Camargo Corrêa lança novo modelo de atuação

Por: GIFE| Notícias| 01/10/2007

O Instituto Camargo Corrêa lançou na última semana seu novo modelo de atuação. O município de Pedro Leopoldo (MG), a 46 km de Belo Horizonte, foi a cidade escolhida para abrigar o Programa Infância Ideal, voltado para a proteção da primeira infância (0 a 6 anos). O objetivo é contribuir para o melhoria do Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) – elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) – nas cidades onde a ação for implementada.

Criado em 2000, o ICC é responsável pelos investimentos sociais do grupo Camargo Corrêa e já envolveu cerca de 18 mil crianças e adolescentes em suas iniciativas. Em 2006, o Instituto promoveu a revisão de seu planejamento estratégico e redefiniu seu foco de atuação. Além de continuar investindo em projetos na área de educação para crianças e adolescentes provenientes de famílias em situação de exclusão social, passa a envolver também jovens até 24 anos de idade. O foco é o desenvolvimento comunitário, por meio do apoio a projetos voltados para a educação e a geração de renda.

A nova estratégia prevê uma atuação estruturada nas regiões e comunidades onde as empresas do grupo Camargo Corrêa atuam. O Infância Ideal é apenas um dos programas que compõem o novo modelo de atuação. As ações do ICC passam agora a priorizar investimentos alinhados a políticas públicas. “”Vamos colocar a rede de relacionamento da empresa em prol das causas sociais e utilizar a força do grupo para potencializar iniciativas que já existem””, explica Francisco Azevedo, diretor-executivo do ICC.

Pedro Leopoldo foi escolhida para ser a cidade piloto da iniciativa por possuir diversas organizações sociais e poder público atuante nas questões referentes à primeira infância. Além sediar uma das principais unidades da Cauê, cimenteira do grupo Camargo Corrêa, a cidade oferece infra-estrutura social, possui instituições que apresentam bons resultados e experiências na adoção de programas, como saúde da família, e Conselho Tutelar ativo.

O principal objetivo do ICC é contribuir para a transformação social e para o bom relacionamento entre as Unidades de Negócio do Grupo Camargo Corrêa com as comunidades do entorno. Em Pedro Leopoldo, o programa será realizado em parceria com a Cauê, a Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e a Pastoral da Criança.

O Programa Infância Ideal vai atuar de acordo com as variáveis que compõem o IDI – taxas de vacinação, grau de escolaridade dos pais, percentual de mães que realizam pré-natal, taxa de escolarização bruta na pré-escola – além de outras variáveis como as taxas de mortalidade neonatal, infantil e na infância. Como forma de envolver a comunidade em todas as decisões e atuações sociais, o ICC formará um Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) constituído por representantes de organizações sociais, lideranças locais e trabalhadores da fábrica da Cauê.

O Instituto vai atuar em três programas estruturais: Infância Ideal (de 0 a 6 anos), que irá identificar as prioridades relativas à primeira infância no município e contribuir para a solução de problemas identificados; Escola Ideal (de 7 a 16 anos), que visa a contribuir para a melhoria da qualidade da gestão da escola pública; e Futuro Ideal, que irá trabalhar o empreendedorismo e geração de trabalho e renda com jovens de 16 a 24 anos.

Segundo o diretor-executivo do ICC, o programa segue um modelo inovador. “”A idéia é estruturar todas as cidades que possuem unidades de negócios do Grupo em uma rede de colaboração. O primeiro passo de cada programa é fazer um diagnóstico dos problemas locais. Após a implementação, a etapa seguinte é compartilhar a experiência com os outros municípios até desenvolvermos os três programas estruturantes em todas as comunidades.””

Os três projetos estruturais fazem parte de uma proposta de fortalecimento da responsabilidade social do Grupo e conta ainda com o Programa Ideal Voluntário, que estimula o voluntariado dentro das empresas. Na Cauê de Pedro Leopoldo, por exemplo, existem hoje 153 funcionários, dos quais 62 já se cadastraram como voluntários.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional