Instituto Center Norte apresenta o projeto Escola de Artesãs da ZN

Por: GIFE| Notícias| 21/10/2019

No começo de outubro, Daniela Pavan, head de Sustentabilidade da Cidade Center Norte e do Instituto Center Norte, participou da Semana Inova Indústria promovida pela Escola SENAI Francisco Matarazzo, localizada no Brás, em São Paulo. Com o tema “Sustentabilidade e Reputação na Cadeia Têxtil e Confeccionista”, Daniela apresentou a atuação do instituto no setor por meio do projeto Escola de Artesãs da ZN.

Desenvolvido em parceria com a Rede Asta, o projeto capacita costureiras da Zona Norte de São Paulo realizando encontros temáticos e treinamentos. Após a etapa inicial – que conta com consultoria de um designer de produtos e cursos sobre estratégias de mercado – o grupo é convidado a expor seus produtos no Quiosque Solidário do Shopping Center Norte. O principal resultado da primeira edição do Escola de Artesãs da ZN foi o surgimento da Rede Crianorte, na qual as artesãs se associaram para ganhar escala na produção e na comercialização dos seus produtos. No dia 2 de outubro, teve início a segunda turma do projeto, que deve capacitar 70 mulheres até dezembro deste ano.

“As artesãs costumavam trabalhar em casa ou em seus ateliês, sozinhas na maior parte do tempo. A Rede Crianorte comprova que, quando valorizamos as potências individuais para fortalecer conexões coletivas, todos saem ganhando. Alguns benefícios dessa rede já são percebidos como o aumento da escala de produção, a abertura de novos mercados, o acesso a matérias-primas com preços diferenciados, a troca de saberes e técnicas, além da rede de apoio e do vínculo emocional entre as participantes”, afirma Daniela Pavan.

A semana Inova Indústria foi palco de diversas atividades para troca de experiências e conhecimentos, tais como ciclo de palestras, painéis de debates, oficinas e exposição tecnológica.

 


Apoio institucional