Instituto Claro celebra quatro anos de adesão à iniciativa 1 Milhão de Oportunidades, do UNICEF
Por: Instituto Claro| Notícias| 30/06/2025
Mais de 12 mil jovens foram contratados pela Claro, Brasil Center e a Global Hitss desde o início da adesão
O Instituto Claro acaba de celebrar o marco de quatro anos desde a adesão ao projeto ‘1 Milhão de Oportunidades’, também conhecido como 1MiO – iniciativa do UNICEF no Brasil que tem como objetivo ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade a oportunidades de formação e inclusão no mercado de trabalho.
Desde o início da parceria, o Instituto Claro conectou as empresas do grupo América Móvil no Brasil: Claro, Brasil Center e a Global Hitss ao projeto, reafirmando seu compromisso com a inclusão produtiva jovem.
Dentre os jovens contratados, mais de 8 mil são mulheres, das quais 78,6% se autodeclaram negras ou pardas, 0,2% são indígenas, 7,2% atuam em áreas tecnológicas e 19,6% são mães. Entre os homens, foram cerca de 4,5 mil contratados, dos quais 85,5% se autodeclaram negros ou pardos, 0,4% são indígenas e 23% ocupam posições de estágio ou aprendizagem. Além disso, 175 pessoas com deficiência (PCDs) passaram a integrar o quadro de colaboradores das companhias.
“Por meio do Instituto Claro, trabalhamos para que cada oportunidade gerada seja, de fato, uma porta aberta para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade em todo o país. Muitos jovens contratados já fizeram parte de outros programas do Instituto Claro, como o Dupla Escola, que oferece formação técnica em Telecomunicações como complemento ao currículo regular do Ensino Médio, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro em Pedra de Guaratiba. Esse movimento é um círculo virtuoso que nos aproxima de uma sociedade mais justa e inclusiva, em linha com os ODSs 4 e 8, que falam respectivamente sobre educação de qualidade, trabalho descente e crescimento econômico”, afirma Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Instituto Claro.
O impacto dessa atuação junto ao UNICEF, por meio da iniciativa 1MiO, levou ao reconhecimento da companhia como referência em inclusão produtiva jovem. Em 2024, a Claro foi convidada a integrar o Pacto Nacional pela Inclusão das Juventudes, uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, UNICEF, Pacto Global da ONU e 1MiO. Como integrante do Pacto, a empresa assumiu a liderança do Grupo de Trabalho sobre Primeiro Emprego, participando ativamente da discussão de políticas públicas e ações que ampliem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.
“A Claro e o Instituto Claro são parceiros do 1MiO desde seu lançamento. São exemplos de organizações que abraçaram integralmente os compromissos da iniciativa pelo trabalho decente para as juventudes do Brasil. A Claro, como empresa, aprimorou seus processos para inclusão, retenção e desenvolvimento dos jovens e o Instituto fomenta o direito à educação de qualidade e à formação profissional, preparando milhares de jovens para ingressarem no mundo do trabalho”, afirma Gustavo Heidrich, oficial de Educação do UNICEF no Brasil e coordenador da iniciativa 1MiO.