Instituto Clima e Sociedade divulga convocação de consultor(a) para realizar oficina de Comunicação Institucional

Por: Instituto Clima e Sociedade| Notícias| 16/04/2018

 

Objetivo: selecionar consultor para elaborar e realizar uma Oficina sobre Comunicação Institucional para ONGs, a ser realizado em Julho 2018.

 

I – Apresentação –  Fundação Oak e  Instituto Clima e Sociedade iCS

A Fundação Oak aloca seus recursos em questões de interesse global, social e ambiental, particularmente aquelas que têm um grande impacto na vida dos desfavorecidos. Com escritórios na Europa, África, Índia e América do Norte, oferece subsídios para organizações em aproximadamente 40 países em todo o mundo.

Desde 2005 a Fundação Oak vem apoiando programas no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.  Em 2015 foi lançado o Joint Brazil Program (JBP) para fortalecer a colaboração e a sinergia entre os vários programas já trabalhando no país.

O Programa Joint Brasil (JBP) é multidisciplinar. Incorpora as perspectivas de diversos programas – Meio ambiente, Questões que afetam as mulheres, Abuso de crianças, Direitos humanos internacionais e Habitação e sem-teto – em uma abordagem única e holística. Os subsídios JBP abordam quatro temas: segurança, espaço urbano, mobilidade ou participação. Enquanto alguns se concentram exclusivamente no Recife, outros são de alcance nacional, mas incluem Recife como uma cidade-alvo. Para mais informações sobre nossa estratégia: http://www.oakfnd.org/br-strategy.html

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) é uma organização filantrópica e de re-financiadores que promove prosperidade, justiça e desenvolvimento de baixo carbono no Brasil. O Instituto funciona como uma ponte entre financiadores internacionais e nacionais e parceiros locais. O iCS pertence a uma ampla rede de organizações filantrópicas dedicadas à construção de soluções para a crise climática. O Instituto busca as condições e a arquitetura para que a sociedade e os tomadores de decisão possam fazer boas escolhas que levem o Brasil a um futuro próspero e seguro para o clima.

O iCS procura soluções para os problemas climáticos a partir de uma lente social. Por isso, prioriza medidas que, além de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa, também gerem melhorias na qualidade de vida para os mais vulneráveis. Nesse sentido, o Instituto apoia a promoção de empregos verdes, a melhoria de sistemas de transporte público, a criação de infraestrutura de mobilidade ativa e a energia limpa de baixo custo.

Nossas áreas de atuação são:

  • Fomento de organizações e projetos da sociedade civil, academia e governos (Grant Making):
  • Mobilização de Recursos filantrópicos e outros de atores nacionais e internacionais (Mobilizing Resources)
  • Conexão entre atores e catalisação de ações (Convening)

II – Objetivo do Projeto

Oak e iCS estão empenhados em construir parceiros fortes no Brasil; em 2018 serão realizadas várias atividades de capacitação em apoio aos beneficiários, entre as quais uma série de oficinas nas principais áreas identificadas pelos próprios beneficiários:

  1. Comunicação (comunicação interna, publicação de resultados, divulgação de eventos, mobilização através de mídias sociais)
  2. Segurança (segurança pessoal, patrimônio e segurança digital)
  3. Governança (estratégia, atuação do Conselho, gerencia e planejamento)
  4. Liderança (institucional, pessoal, processo decisório, motivação)

Para cada tema será realizado um “treinamento” composto de 2/3 workshops, com diferentes níveis de conhecimento (por exemplo, básico e avançado).

III – Objetivo desta seleção

Estamos à procura de um consultor para planejar e executar um Workshop para o primeiro tema:

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL PARA ONGS

  • O primeiro Workshop está previsto para Julho/2018 em local a ser definido (possivelmente no Rio ou em Recife) e deverá durar 1,5 dia ou 2 dias;
  • O público-alvo será composto de representantes das organizações do setor de justiça social e meio ambiente apoiadas por Oak e iCS.  Espera-se aproximadamente 10 organizações representadas por 3 participantes cada;
  • O nivel de experiência dos participantes no tema pode ser variado ;
  • O treinamento deve incluir aspectos teóricos e práticos, com metodologia de aprendizado interativo.

 IV – Principais responsabilidades e tarefas

  • Entender as demandas específicas do público-alvo
  • Definir o conteúdo e a documentação que serão apresentados, bem como a metodologia interativa / participativa que será utilizada no Workshop;
  • Coordenar o Workshop;
  • Elaborar documento resumo sobre o Workshop realizado contendo os principais pontos abordados pelos participantes, recomendações e conclusões.

V – Habilidades e Experiência

  • Necessária experiência em Comunicação Institucional nas areas de Justiça Social e Meio Ambiente, preferencialmente dirigido a ONGs ;
  • Desejável experiência de trabalho com organizações da Sociedade Civil ;
  • Boa capacidade de moderação e uso de metodologias interativas.

VI – Envio de Proposta

Favor enviar email  até 12/04/18 com Assunto – “Proposta para Oficina de Comunicação”,  para [email protected] , contendo:

  • CV (obrigatório) e lista de treinamentos similares ou relevantes ja ministrados (opcional);
  • Breve descrição do Workshop proposto;
  • Valor do Orçamento  (não incluir passagem, hospedagem e alimentação que e serão fornecidos ou reembolsados por iCS).

Em caso de dúvida, entrar em contato com iCS – Silvia David – email silvia@climaesociedade.org.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional