Instituto Coca-Cola amplia programa educacional

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2005

Desde o início deste ano, cinco escolas públicas foram incluídas no Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem (PCCVJ), do Instituto Coca-Cola, que agora beneficia 3.800 alunos do ensino fundamental em oito estados brasileiros. Participam 38 escolas nas cidades de Betim, Ouro Preto e Contagem (MG); Cuiabá e Várzea Grande (MT); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo e Marília (SP); Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho (PE); Goiânia e Trindade (GO); Maringá e Curitiba (PR); João Pessoa e Campina Grande (PB).

Lançado no Brasil em 1999, o PCCVJ tem como principal objetivo combater a evasão escolar. São selecionados 25 alunos com alto risco de abandonar as aulas para serem monitores de 75 estudantes mais novos. Sob a supervisão de professores, cada monitor acompanha um grupo de três alunos, em sala de aula, uma hora por dia.

Durante o ano são realizados encontros para conversas informais com personalidades exemplares que superaram dificuldades e construíram trajetória de vida bem-sucedida. Além disso, os estudantes participam de diversas atividades culturais extra-curriculares, como visitas a universidades, empresas, museus e teatros.

A taxa de evasão escolar entre os jovens participantes fica em torno de 1,5%, enquanto que a média registrada no ensino fundamental em escolas públicas do país chega 5,4%, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O índice de reprovação entre os monitores do programa, em 2003, equivalia à metade da média nacional.

O PCCVJ foi criado pela Associação para Pesquisa de Desenvolvimento Intercultural (Intercultural Development Research Association), organização não-governamental americana que atua na área de educação. Em parceria com a Coca-Cola, o programa atende hoje mais de 100 escolas em três países: Estados Unidos, Inglaterra e Brasil. Aqui, a implementação da metodologia está a cargo do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional