Instituto Coca-Cola Brasil recupera bacias hidrográficas

Por: GIFE| Notícias| 18/06/2007

Instituto Coca-Cola Brasil recupera bacias hidrográficas O Instituto Coca-Cola Brasil apresentou o foco de seu investimento ambiental: o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras. Segundo sues organizadores, ele promoverá a recuperação de bacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares.

O programa prevê o reflorestamento de 3 mil hectares, com investimento R$ 27 milhões até 2011. A fase inicial será realizada na Serra do Japi, Alto Tietê, estado de São Paulo. “”É fácil defender o meio ambiente no ambiente dos outros. Difícil é defender o meio ambiente no nosso ambiente. Parabenizo o Instituto Coca-Cola Brasil por esta iniciativa””, declarou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante evento de lançamento do programa, em São Paulo.

De acordo com o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith, o programa “”tangibiliza a visão da empresa””, que tem a preservação do meio ambiente entre seus principais pilares de crescimento sustentável. “”A iniciativa demonstra o comprometimento do Sistema Coca-Cola Brasil com o meio ambiente. Com ele queremos fazer a diferença na recuperação de bacias hidrográficas, beneficiando as comunidades em seu entorno””, explica.

O programa foi desenhado seguindo as regras do Protocolo de Kyoto para ser elegível ao mercado de carbono, que contempla a recuperação de áreas de florestas devastadas. Com isto, o Água das Florestas tem um possibilidade adicional de recursos para a sua sustentabilidade.

A implantação do programa foi precedida, assim, por fases de estudo, pesquisa e planejamento, incluindo análises físico-químicas da água dos rios, realizadas pela consultoria Plant Inteligência Ambiental. Para desenhar e planejar o programa, a empresa identificou as necessidades da região e a disponibilidade de recursos materiais e técnicos para a sua realização. A Plant também foi contratada pelo Instituto Coca-Cola Brasil para efetuar os plantios e fazer seu acompanhamento, com apoio conjunto de instituições de pesquisa e universidades.

“”Através do reflorestamento, o programa busca reverter o impacto negativo do desmatamento das matas ciliares tropicais brasileiras. Além da recuperação das florestas e dos rios, o replantio também terá impactos positivos na biodiversidade da fauna e da flora e nas comunidades da região, através da melhoria da qualidade do clima e da água; e da geração de empregos””, diz o diretor-superintendente do Instituto, Marco Simões.

O programa conta com o patrocínio também da Coca-Cola FEMSA, fabricante autorizado na região de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A maior fábrica de Coca-Cola em capacidade de produção no mundo está sediada no município de Jundiaí, em região próxima à Serra do Japi, e pertence à FEMSA.

Para saber mais, acesse: www.cocacola.com.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional