Instituto Consulado da Mulher cria oportunidades de geração de renda

Por: GIFE| Notícias| 16/04/2012

No último ano, 1315 mulheres assessoradas pelo Instituto Consulado da Mulher, por meio do Programa Usinas do Trabalho, geraram renda a partir de atividades empreendedoras, populares e solidárias. Entre elas, estão as 22 empreendedoras da Associação de Mulheres do Rio Vermelho (AMURV), que produzem doces, farinha e polvilho, plantam pimenta malagueta e criam frango caipira para vender na região da zona rural, em que vivem, e na feira da cidade de Niquelândia, em Goiás.

Juntas oficialmente desde 2009, as maiores dificuldades dessas empreendedoras eram administrar o próprio empreendimento e a falta de recursos financeiros para melhoria das instalações físicas, problemas levados a sério pelo Instituto Consulado da Mulher, que passou a assessorá-las em abril de 2011.
Toda a produção era feita sem padronização, pois não havia uma cozinha coletiva e cada empreendedora trabalhava em sua casa. Diante disso, o grupo pediu auxílio para a comunidade do assentamento Rio Vermelho que, em um esforço coletivo, conseguiu recursos financeiros e material para a construção da cozinha.
Para ajudar a transformar aquele pequeno negócio e proporcionar melhores condições de trabalho, o Consulado da Mulher doou dois freezers, duas geladeiras, dois micro-ondas e dois fogões Consul. “Esses eletrodomésticos trouxeram melhores condições de armazenamento e produção, fazendo com que a comunidade enxergasse nosso trabalho como algo realmente profissional”, afirmou a empreendedora Elza Gonçalves de Oliveira Santos.

Além de doar eletrodomésticos, o Consulado da Mulher contribui com sua Metodologia de Assessoria a Empreendimentos Populares, que orienta a gestão e desenvolvimento do empreendimento. Isso significa: promover capacitações e qualificações continuadas na área de gestão, produção, comercialização, sustentabilidade e segurança do trabalho, tendo em vista o fortalecimento do grupo.

“Ao assessorar empreendimentos como a Associação de Mulheres do Rio Vermelho, o Instituto estimula o desenvolvimento sustentável, evitando o êxodo rural das jovens da comunidade, que sem oportunidades de geração de renda buscam alternativas na zona urbana, onde acabam em subempregos e sem carteira assinada”, destaca Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher.

A intenção principal, agora, é fortalecer a venda dos produtos para merenda escolar, hoje já feita na cidade de Niquelândia por meio da Subsecretaria de Educação Municipal.

Programa Usinas do Trabalho
Criado pelo Instituto Consulado da Mulher, em 2007, o Programa Usinas do Trabalho tem como objetivo principal fortalecer a atuação de instituições sociais que trabalham com o incentivo à geração de renda por meio de pequenos empreendimentos, protagonizado por mulheres, em todo o Brasil. Hoje em 19 estados, o Programa tem 60 parceiros, que assessoram 109 empreendimentos nas áreas de alimentação, artesanato e costura, e beneficiam diretamente 2140 mulheres, das quais 1859 já geram renda. Em 2011, os empreendimentos do Programa Usinas do Trabalho registraram faturamento superior a R$ 3,2 milhões.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional