Instituto Criança é Vida investe em educação sexual

Por: GIFE| Notícias| 09/10/2006

O projeto de Educação Sexual para crianças, do Instituto Criança é Vida, já está sendo aplicado em 15 instituições de ensino da Grande São Paulo. Voltado para crianças de 7 a 9 anos e com o tema Tempo de Descobrir, este módulo visa ensinar aos pequenos as diferenças entre os sexos, os nomes corretos dos órgãos genitais, a higiene e sobre a importância em valorizar o próprio corpo.

Os educadores destas 15 instituições participaram de um treinamento no Instituto Criança é Vida e já estão multiplicando as aulas em suas classes. Iniciativa pioneira, o projeto de Educação Sexual teve seus módulos revisados e aprovados pela Profa. Dra. Carmita Abdo, Coordenadora Geral do ProSex – Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Todo o projeto foi idealizado pela Diretora Superintendente do Instituto Criança é Vida, Regina Stella Schwandner, em atenção a uma reivindicação das próprias instituições de ensino. Para Regina Stella, que já considera o projeto um sucesso, o principal objetivo é fazer com que no futuro as crianças possam exercer a sua sexualidade com prazer e responsabilidade.

Para a coordenadora da Creche Rio Pequeno, Ana Cristina Brabo dos Santos, que já adotou o projeto, este é o caminho certo. “”Mesmo sendo para crianças esse módulo pode acrescentar informações valiosas para os educadores. Muitos de nossos jovens foram roubados de conceitos que permitiram uma orientação sexual mais clara, tranqüila e sem vulgaridade””.

O projeto de Educação Sexual conta também com um módulo para pré-adolescentes, de 10 a 12 anos, com o nome “”Responsabilidade de Amar””. Este tema ainda deverá passar por um piloto, que ocorrerá no segundo semestre, no Projeto Arrastão.

Para saber ais dobre o projeto, acesse www.criancaevida.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional