Instituto Criança é Vida recebe verbas da Bolsa de Valores Sociais

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2007

O Instituto Criança é Vida é uma das organizações beneficiadas pela Bolsa de Valores Sociais, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por meio de seu programa de Educação Sexual. Desenvolvido em parceria com o Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (ProSex), a iniciativa é voltada para crianças e pré-adolescentes e começa a ser apresentada a jovens estudantes do Projeto Arrastão, na zona sul da cidade de São Paulo.

As verbas da Bovespa – quase R$ 60 mil, desde o início da parceria – são arrecadadas junto a investidores sociais, pois o programa foi reconhecido e selecionado pela Bolsa de Valores Sociais em outubro de 2005. Desde então, os investidores sociais adquirem as ações do projeto, para onde verbas são integralmente revertidas.

A iniciativa do instituto conta com dois ciclos, cada um para uma faixa etária. Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2006 foi realizado o piloto do ciclo Tempo de Descobrir, com 30 crianças de 7 e 8 anos de idade de uma das classes do Arrastão. Neste semestre de 2007, começará um piloto do ciclo Responsabilidade de Amar, para pré-adolescentes de 10 a 12 anos, também do Projeto Arrastão.

Todos os módulos do projeto de Educação Sexual foram revisados e aprovados pela Profa. Dra. Carmita Abdo, Coordenadora Geral do ProSex e vêm sendo aplicados nas classes pela Profa. de Ciências Naturais, Célia Siqueira. Todo o projeto foi idealizado pela Diretora Superintendente do Instituto Criança é Vida, Regina Stella Schwandner, em atenção a uma reivindicação das próprias instituições de ensino.

“”Foi um grande desafio montar a equipe correta, elaborar o conhecimento, escolher a abordagem, os termos, as palavras, desenvolver as atividades lúdicas e receber as recomendações e o aval do ProSex. O desafio futuro é ainda maior, pois já sentimos necessidade de replicar estes mesmos conteúdos básicos para os profissionais das instituições e pais das crianças. Há aspectos básicos da sexualidade humana que são desconhecidos, mesmo entre os adultos””, afirma Regina Stella.

O ciclo Tempo de Descobrir ensina o nome correto dos órgãos genitais, sua higiene, fala sobre a importância de valorizar o próprio corpo, explica as diferenças entre os sexos. Tudo para que no futuro essas crianças possam exercer a sua sexualidade com prazer e responsabilidade. Esse é o principal objetivo do projeto de Educação Sexual do Instituto Criança é Vida.

Para saber mais sobre as ações do Instituto Criança é Vida, acesse:. www.criancaevida.org.br .

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional