Instituto Cyrela apoia a iniciativa Jornada Pela Biblioteca

Por: GIFE| Notícias| 05/10/2015

Com a proposta de estimular o hábito da leitura nas crianças e comunidades a fim de despertar novos interesses pelo mundo, o Instituto Cyrela apoia, pela primeira vez na cidade de Porto Alegre (RS), a Jornada Pela Biblioteca, uma iniciativa do Instituto Um Pé de Biblioteca.

A proposta é que grupos interessados em abrir novas bibliotecas ou melhorar espaços já existentes – em escolas, associações, hospitais, postos de saúde etc – se inscrevam na iniciativa, que está com inscrições abertas até dia 12 de outubro.

“A partir desse ano, começamos a trabalhar com projetos que envolvem crianças e a iniciativa se mostrou uma boa oportunidade para trabalhar a educação com este público não de forma pontual, mas com um impacto mais relevante. A implantação de uma biblioteca, sem dúvida, é um fator que amplia as potencialidades de uma comunidade. Entendemos que somente por meio da educação poderemos ter uma transformação significativa em nossa sociedade e, por consequência, uma vida melhor para todos”, comenta Lucas Moura, responsável pelo Instituto Cyrela na Regional Sul.

Como participar

Poderão se inscrever na jornada grupo de voluntários, com o mínimo oito pessoas, que tenham a participação de líderes e grupos comunitários; diretores, professores e alunos de escolas e universidades públicas ou particulares; coletivos ou movimentos sociais sem objetivos político-partidários; e colaboradores de empresas.

Ao final das inscrições, serão selecionados dez grupos melhor preparados para montar uma biblioteca. Entre os critérios de seleção estão: propostas que visem a promoção de transformações e a geração de impactos sociais na área e território de atuação, junto a público beneficiário;  caráter inovador ou criativo com potencial de multiplicação das ações sociais e de educação local;  apresentação de uma estratégia clara de continuidade do trabalho;  grupos engajados e que mostrem maior capacidade de execução; e que tenham ações com a comunidade.

Estes dez grupos irão participar então da Jornada, que funciona como uma gincana, com ações direcionadas para cada fase. A ideia é que o grupo consiga mobilizar parcerias, voluntários e recursos para arcar com 40% do necessário para a implementação da biblioteca. Os outros 60% serão fornecidos pela Jornada ao vencedor. Para se destacar, o grupo deverá demonstrar capacidade executora, dedicação e engajamento na criação da biblioteca.

Como prêmio, o grupo receberá o Báu UPDB, com materiais fabricados por parceiros e projetos sociais. Além disso, o vencedor irá participar da Oficina do Pé, que trará dicas e orientações sobre várias formas de estimular a leitura dentro e fora de sala de aula.

Os interessados podem acessar o edital. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected], com o assunto “Jornada Pela Biblioteca – Instituto Cyrela – POA 2015 – Dúvidas”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional