Instituto Desiderata associa-se à Rede GIFE

Por: GIFE| Notícias| 27/04/2009

O Conselho de Governança do GIFE aprovou na última semana a associação Instituto Desiderata como o mais novo associado à Rede GIFE. Criado em 2003, o instituto tem como foco duas grandes áreas de atuação: oncologia pediátrica e educação de crianças e jovens.

Na área de oncologia, nos últimos anos a organização tem trabalhado diretamente com o sistema público de saúde em dois pontos centrais: promoção do diagnóstico e assistência hospitalar. Por isso, o programa Unidos pela Cura foi criado e vem sendo implementado de forma co-responsável com gestores públicos e instituições privadas comprometidos no combate ao câncer infanto-juvenil.

A iniciativa contempla ações de educação de pediatras, organização do fluxo de acesso dos pacientes e sistema de informação para monitoramento e avaliação. Desde sua criação, o programa atendeu 10 instituições públicas, formou 21 tutores e capacitou 83 pediatras.

No campo da Assistência, há outros dois eixos: o Ampliando o Acolher, com programas de humanização da assistência, como é o caso do “”Aquário Carioca””, dentre outros, e Vencer Viver, no qual são pensados projetos que contribuam para o fortalecimento da rede pública de atenção especializada.

Nessa linha de trabalho, já foram levantados 400 coleções sobre tratamento do câncer entregue a três hospitais para pacientes e familiares, dois hospitais públicos com salas de quimioterapia humanizadas além de uma enfermaria exclusiva para adolescentes com a patologia.

Na área de Educação, a principal estratégia foi a de investimento em organizações sociais que têm a educação, a cultura e a cidadania como ferramentas de desenvolvimento para crianças, jovens e suas famílias, por meio do programa Ser Capaz. Em seguida, o programa Parceiras para Educação passou a apoioa projetos de ONGs em conjunto com escolas públicas, com o objetivo de aumentar seus os impactos de aprendizado.

Ao mesmo tempo, o Instituto optou por investir recursos no fortalecimento institucional dos parceiros, com o programa Desenvolver, que contempla uma série de ferramentas de gestão, monitoramento e avaliação. Criou ainda espaços para a troca de experiências e formação de parceiras e alianças por meio do Programa Aprender. Só no ano passado foram mais de 1400 crianças e jovens atendidos diretamente por essas iniciativas educacionais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional